AGOSTO DOURADO: Prefeitura promove ação de incentivo ao aleitamento materno

Parceria público-privada debate acerca da importância da amamentação para saúde da criança na primeira infância, e fortalecimento do vínculo entre mãe e filho

Em comemoração ao “Agosto Dourado”, data criada em 2017 que dedica o mês de agosto à amamentação, a Prefeitura de Artur Nogueira e profissionais parceiras realizaram uma programação especial. O evento foi destinado às mamães e bebês com dificuldades na amamentação e aconteceu neste domingo (7) na Réplica da Estação.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os moradores puderam ser atendidos por profissionais da área da saúde. “Entre os assuntos tratados, abordamos sobre situações muitas vezes comuns como dor, fissura, uso de complemento, baixo ganho de peso, etc. Uma ação de extrema importância para incentivarmos ao aleitamento materno em nosso município”, explicou a secretária Angela Pulz Delgado.

Algumas mães e bebês passaram por uma consultoria de amamentação com a doula Regiane Prado, a qual tirou as principais dúvidas e orientou sobre a posição e a pega correta. Além disso, os pequenos passam por uma avaliação pela fonoaudióloga Mayara Toffoli para identificar possíveis disfunções orais e pela fisioterapeuta e osteopata pediátrica Ariele Gaspareti Nogueira, que também avaliou e tratou possíveis causas que comprometem a amamentação.

PALESTRA E ‘HORA DO MAMAÇO’

Já na parte da tarde, a programação foi dedicada apenas às gestantes. Elas tiveram acesso a informações através da palestra “Como devo me preparar para amamentação?”, ministrada pela consultora de amamentação Regiane Prado.

Na sequência, aconteceu a “Hora do Mamaço”, destinada a todas as mães que amamentam seus bebês. “A hora do mamaço acontece em todo país e, no nosso município, não foi diferente. É um momento onde todas as mães e seus bebês se reúnem em um local e horário específico para amamentar simultaneamente, em um ato de promover a amamentação”, defende a doula Regiane.

AGOSTO DOURADO

O Agosto Dourado é um mês dedicado à amamentação. A data é destinada a quase toda a população já que a maioria das pessoas teve o leite materno como primeiro alimento.

Em 2017, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu, por meio da lei número 13.435, o Mês do Aleitamento Materno: o “Agosto Dourado”. A partir disso, no oitavo mês do ano é evidenciada a importância de amamentar os bebês.

O dourado faz alusão à definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês.

Fotos: Tayla Valério

Previous Vôlei garante 2 vitórias em rodada tripla