Artur Nogueira melhora aplicação de recursos públicos e avança em índice do Tesouro Nacional

Segundo Secretaria de Finanças, município assumiu a gestão com nota ‘C’ e, em um ano, já obteve nota ‘B’ nos indicadores da Capacidade de Pagamento (Capag)

A Prefeitura de Artur Nogueira permanece cumprindo o plano de governo referente à área financeira. Dessa vez, avançou no Índice de Finanças do Tesouro Nacional, reafirmando a melhora na aplicação de recursos públicos. De acordo com a Secretaria de Finanças, a Administração está trabalhando para que o município atinja nota máxima na Capacidade de Pagamento (Capag).

O prefeito Lucas Sia afirma que em apenas um ano de gestão, a cidade está aperfeiçoando a saúde financeira e passou da nota ‘C’ para a nota ‘B’. “O trabalho está sendo realizado de maneira séria e competente por nossa equipe. Tenho certeza que cumprindo todas as regras previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal, iremos levar Artur Nogueira ao mais alto patamar de saúde financeira”, exclamou.

A avaliação vigente se refere ao ano de 2021. Para tanto, o diagnóstico da situação nogueirense foi feito com base no endividamento, poupança corrente e liquidez.

Segundo a secretária de Finanças, Michele Passos, a Administração está no caminho certo para cumprir as metas. “Com planejamento dos gastos e equilíbrio das contas públicas, temos total capacidade de atingir o índice superior. Comemoramos o resultado que nos motiva ainda mais em continuar trabalhando com eficiência e transparência”, resume a gestora.

CAPAG

A análise da capacidade de pagamento apura a situação fiscal dos Entes Subnacionais que querem contrair novos empréstimos com garantia da União. O intuito da Capag é apresentar de forma simples e transparente se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional.

A metodologia do cálculo, dada pela Portaria MF nº 501/2017, é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Logo, avaliando o grau de solvência, a relação entre receitas e despesa correntes e a situação de caixa, faz-se diagnóstico da saúde fiscal do Estado ou Município.

Os conceitos e variáveis utilizadas e os procedimentos a serem adotados na análise da Capag foram definidos na Portaria STN nº 373/2020.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Artur Nogueira

Previous Alunos de jardinagem revitalizam praça

Deixe seu comentário

Siga nos nas Redes Sociais

Siga-nos nas Redes Sociais

Prefeitura Municipal de Artur Nogueira

Rua XV de Novembro, 1400 – Bairro Planalto
Artur Nogueira-SP
CEP: 13165-025

FALE CONOSCO

Telefone: (19) 3827-9700

E-mail: ouvidoria@arturnogueira.sp.gov.br

Horário de Funcionamento: Seg. – Sex: 8h às 17h

© 2023 Prefeitura de Artur Nogueira. Cuidando do Presente, Pensando no Futuro.
Desenvolvimento Agência m.mais

Pular para o conteúdo