Evento inédito valoriza mulheres do agronegócio nogueirense

I Agro Mulher, organizado pela Prefeitura, conscientizou sobre a não violência contra a mulher do campo, e enalteceu o trabalho feminino na agricultura de Artur Nogueira

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e da Coordenadoria dos Direitos e Apoio da Mulher, promoveu o I Agro Mulher nesta terça-feira (06). A iniciativa contou com a parceria da Secretaria de Agricultura e apoio da CATI (região Mogi Mirim).

O evento integrou as ações dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, enalteceu o trabalho de figuras femininas que fizeram história no agro nogueirense, e fortaleceu mulheres que ainda desenvolvem funções na lavoura, colheita e campo.

O I Agro Mulher recebeu parceria de empresas importantes do ramo, como a Agro Sarpa; Grupo Bom Retiro; Calterra; Patrícia Laticínios; Bayer Agro; e Aline Belchior da Café Fazenda Nova. Estiveram presentes a primeira-dama Simone Sia Rissato, o secretário de Assistência Social Amarildo Boer, o secretário de Agricultura Odair Boer, o secretário de Segurança Roberto Daher, e a vereadora Zezé da Saúde.

PROGRAMAÇÃO

Em quase três horas de evento, o público pode conhecer a evolução da cultura agro no município, conduzida pelo empresário João Sarpa; acompanhar o reconhecimento do trabalho agro para a mulher, com a agrônoma Alexandra Luppi Guedes, do CATI, e com a representante da Secretaria de Agricultura e engenheira agrônoma Roseli Borges; e observar a presença do empreendedorismo no agro, com as empresárias Elisangela Sarpa e Juliana Caldana.

Houve ainda uma palestra sobre autocuidado e saúde mental – ministrada por Vislene Bússulo; e show com a banda Vitor Neves & Nordestino, e com a cantora Morena Costa.

EMPREENDEDORISMO AGRO

A coordenadora dos Direitos e Apoio da Mulher de Artur Nogueira, Lúcia Buccini Carrilo, destaca que o plano é desenvolver novos projetos de capacitação e empreendedorismo com esse público, somando às ideias reunidas no evento.

“Muitas dessas mulheres já desenvolvem um trabalho artesanal para ajudar no lar como fonte de renda, trabalhos com culinária local, jardinagem e muitos outros trabalhos que queremos enaltecer em nosso município. Vamos fortalecer o comércio local, incentivar a autonomia das mulheres, aumentar o nosso empreendedorismo com mulheres e criar grupos e cooperativas de trabalho”, disse.

Amarildo Boer, secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, revela que uma busca foi feita no município para localizar sitiantes e empresas parceiras do ramo agro. “Vamos fomentar o empreendedorismo com a culinária rural e outros temas, para somar junto à feira de artesanato já existente. Muitas dessas mulheres fazem trabalhos manuais que são lindos e utilizam matéria-prima da nossa própria região”, frisou.

Previous Olheiros realizarão seletiva de futebol