Prefeitura anuncia aulas de defesa pessoal para profissionais da educação

Treinamento está sendo ministrado de forma voluntária pela escola de jiu-jítsu e defesa pessoal Gracie Barra

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Educação, tem viabilizado aulas de defesa pessoal aos professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa integra o projeto “Escola Segura”, e busca proporcionar aos educadores técnicas de autodefesa e promover um ambiente de trabalho mais seguro nas escolas.

O treinamento está sendo ministrado de forma voluntária e sem custos pela renomada Escola de Jiu-Jítsu e Defesa Pessoal Gracie Barra – unidade de Artur Nogueira. Os professores Tiago Vigna e Júnior Moraes lideram as aulas.

Dezenas de profissionais da educação manifestaram interesse em participar do treinamento e, para melhor organização, os gestores foram divididos em turmas de 40 pessoas cada, visando oferecer uma experiência personalizada e focada nas necessidades individuais.

As aulas tiveram início nesta sexta-feira (26) e serão realizadas até o dia 23 de junho, permitindo que os participantes adquiram conhecimentos e habilidades fundamentais para as próprias seguranças.

Para o prefeito Lucas Sia (PSD), a iniciativa é mais uma demonstração do compromisso da Prefeitura de Artur Nogueira em valorizar e proteger os profissionais da educação, reconhecendo a importância dos gestores no desenvolvimento dos estudantes. “Nossa gratidão à Gracie Barra. Essa parceria é um exemplo notável de como a colaboração entre instituições pode resultar em benefícios tangíveis para a comunidade”, pontuou.

Débora Sacilotto, secretária de Educação, ressaltou a relevância do treinamento oferecido. “Nossa intenção é garantir a segurança e o bem-estar dos nossos professores, proporcionando a eles ferramentas para enfrentar situações de riscos”, disse.

O professor e proprietário da Gracie Barra Artur Nogueira, Tiago Vigna, destacou a importância do projeto. “Estamos muito felizes em poder contribuir com a comunidade escolar, oferecendo nosso conhecimento em artes marciais para fortalecer a segurança e a confiança dos professores. Acreditamos que a defesa pessoal é uma ferramenta essencial para todos, e por isso nos dedicamos em transmitir esses ensinamentos de forma voluntária”, frisou.

Segundo Vigna, além das técnicas de autodefesa, o programa abordará aspectos de consciência situacional, gerenciamento de estresse e estratégias de escape.

ESCOLA SEGURA

Dentro do projeto “Escola Segura”, as secretarias de Educação e de Segurança têm adotado uma série de medidas para reforçar a proteção nas escolas municipais. Entre elas, estão:

-Revisão completa das instalações de segurança das escolas;

-Retomada do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD);

-Orientações psicológicas para pais e comunidade;

-Intensificação das rondas escolares da PM e GCM;

-Botão do pânico instalado nos celulares de gestores e professores;

-Centro de monitoramento escolar com câmeras de segurança em tempo real;

-Treinamentos para casos de violência e ataques com policiais e profissionais da segurança.

Previous Prefeitura divulga programação da Semana do Meio Ambiente 2023