Prefeitura celebra Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Evento reuniu palestra sobre empregabilidade inclusiva, apresentação do coral da Apae, e exposição do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compede)

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compede), realizou um ato em comemoração à luta pela inclusão, na manhã nesta quinta-feira (22). O evento teve início às 8h30, na Câmara Municipal, e reuniu secretários municipais, instituições e população em geral.

Para abrir a programação, foi feita a apresentação dos membros do Compede. A presidente do conselho, Ariane Tagliaferro, explicou a finalidade do órgão municipal, bem como as políticas públicas a serem alcançadas junto ao Poder Público. Na sequência, os presentes puderam prestigiar belas canções apresentadas pelo Coral da Associação de Pais e Alunos Excepcionais (Apae).


O evento também contou com uma palestra sobre Empregabilidade Inclusiva, ministrada pela agente de Desenvolvimento Econômico Tatiane Gibertoni Sia; além do depoimento da moradora e mãe, Cristiane Baseio, que lida diariamente com as dificuldades do filho cadeirante.

De acordo com o secretário Amarildo Boer, o ato serviu para unir causas e ressaltar o apoio da Prefeitura na luta constante pela inclusão. “Sabemos que há muito a ser realizado através de projetos e políticas públicas. O conselho foi criado para dar voz a essa população e apoiar a luta por um município cada dia mais acessível e igualitário. Não podemos nos esquecer de que a inclusão começa com o respeito às diferenças”, enfatizou Boer.

COMPEDE

A criação do Conselho Municipal se deu após o Projeto de Lei  Nº 060/2021 – de autoria da vereadora Zezé da Saúde – ser sancionado pelo prefeito Lucas Sia. O Compede desenvolve ações como acompanhamento, monitoramento, avaliação e a fiscalização das políticas destinadas à pessoa com deficiência, por meio da articulação e diálogo.

“Nossa gestão se preocupa e trabalha a favor de todos e todas”, frisou o líder do Executivo. O Conselho é vinculado, para fins administrativos e orçamentários, à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, visto que pasta é responsável pela coordenação e implementação da política de assistência social no município.

O órgão é composto de forma paritária entre a Administração Pública Municipal e a Sociedade Civil, formado por membros efetivos com os respectivos suplentes. A relação completa dos membros e outros detalhes referentes ao Conselho podem ser conferidos no Diário Oficial.

DIA DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente em 21 de setembro, foi instituído pela Lei nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

As comemorações ocorrem desde 1982 e foram uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate propostas de transformações sociais em prol dos portadores de deficiência há mais de 40 anos.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Artur Nogueira

Previous Prefeitura distribui mudas de árvores às crianças nascidas na Maternidade

Deixe seu comentário

Siga nos nas Redes Sociais

Siga-nos nas Redes Sociais

Prefeitura Municipal de Artur Nogueira

Rua XV de Novembro, 1400 – Bairro Planalto
Artur Nogueira-SP
CEP: 13165-025

FALE CONOSCO

Telefone: (19) 3827-9700

E-mail: ouvidoria@arturnogueira.sp.gov.br

Horário de Funcionamento: Seg. – Sex: 8h às 17h

© 2023 Prefeitura de Artur Nogueira. Cuidando do Presente, Pensando no Futuro.
Desenvolvimento Agência m.mais

Pular para o conteúdo