Prefeitura conscientiza população sobre malefícios da esmola

Campanha “Não Dê Esmolas. Ela Alimenta Uma Falsa Esperança” incentiva a colaboração com o setor público e encaminhamentos dos moradores em situação de rua aos setores responsáveis

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, reforça a importância da Campanha “Não Dê Esmolas. Ela Alimenta Uma Falsa Esperança”, que é contra doação de esmolas para moradores em situação de rua.

Em 2021, o projeto foi lançado com o objetivo de conscientizar a população sobre o importante papel na contribuição e desenvolvimento de possibilidades reais de inclusão social. De acordo com o titular da pasta, Amarildo Boer, a ação visa quebrar a convicção de que esmola ajuda.

“Mesmo que o morador pense que está ajudando, ele está na verdade contribuindo para que a pessoa permaneça em situação de rua, perpetuando relações de dependência química, exploração e deixando expostas a todos os tipos de violência”, enfatizou Boer.

REDE DE APOIO EM ARTUR NOGUEIRA

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Simone Sia Rissato, explica que a campanha incentiva a comunidade e o comércio local a colaborar com o setor público, encaminhando esses moradores aos setores que atenderão os usuários das políticas públicas, especialmente pela equipe da Secretaria de Assistência Social – incluindo o Fundo Social.

“Cada pessoa abordada pela equipe é ouvida com atenção, sendo ela atendida de acordo com as respectivas necessidades. Além disso, através de parceria com a Comunidade Vida Melhor e com o Creas, buscamos o retorno desses moradores às suas respectivas famílias”, frisou Simone.

De acordo com a pasta, as ações de conscientização serão realizadas a partir de placas informativas em semáforos e pontos estratégicos de acesso à população, e por meio da distribuição de folders em toda cidade, comércio local e nos equipamentos sociais. Servidores da secretaria receberão camisetas temáticas para divulgar a campanha.

Interessados em ajudar podem entrar em contato com a Secretaria através do telefone 3827-9700 (ramal 9727) ou com o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) no 3827-9700 (ramais 9350 e 9353) e Fundo Social de Solidariedade 3827-9700 (ramal 9324).

Já a Secretaria de Segurança frisa que, caso o munícipe se sinta intimidado por algum morador em situação de rua, ele deve entrar em contato com a Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do telefone 153.

Previous Campanha arrecada 104 bolsas de sangue