Prefeitura divulga programa que previne uso abusivo de drogas, criminalidade e evasão escolar entre adolescentes

Programa gratuito “Famílias Fortes” também trabalhará violências intrafamiliares e agressividade; saiba como se cadastrar

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Lar Renascer, divulga inscrições para o programa gratuito “Famílias Fortes”. A iniciativa promoverá encontros semanais e trabalhará a prevenção de comportamentos de risco nos núcleos familiares de forma a prevenir problemas como o uso abusivo de drogas, violências intrafamiliares, criminalidade juvenil, evasão escolar e agressividade.

De acordo com o secretário Amarildo Boer, o objetivo é fortalecer os vínculos familiares e o desenvolvimento de habilidades de relacionamentos familiares e sociais, por meio de sete reuniões. As inscrições tiveram início nesta segunda-feira (12) e seguem  abertas.

Para tanto, o morador deve se cadastrar de forma on-line e, posteriormente, realizar a matrícula oficial. As oficinas serão realizadas na sede do Instituto Renascer, localizado na Rua João Luiz Machado, 333 – Lado B, no bairro Bela Vista. Dúvidas e outras informações sobre o programa podem ser obtidas através do (19) 3199-4642 ou no WhatsApp: (19) 9-9864-4463.

OS ENCONTROS

O coordenador do Lar Renascer, Lucas Barbosa, explica que o programa é baseado em uma metodologia de prevenção de comportamentos de risco destinada a famílias com adolescentes de 10 a 14 anos de idade.

O “Famílias Fortes” é realizado por meio de encontros semanais e depois outras reuniões mensais de acompanhamento com um grupo composto por até 15 famílias. Para cada família, o ideal é ter dois adultos (que podem ser pais, mães, avós, tios e irmãos maiores de 18 anos) para cada filho.

Nesses encontros, conduzidos por facilitadores que recebem capacitação especial dada pela Secretaria Nacional da Família, são abordados temas como: metas e sonhos dos filhos; amor e limites de responsabilidade dos pais; regras da casa; fortalecimento da comunicação familiar; proteção contra o uso de substâncias ilícitas; lidar com pressão dos amigos e utilizarão de vídeos e manuais para conduzir as práticas. Eles trabalham na resolução e comunicação de conflitos e se envolvem em atividades para aumentar a coesão familiar e o envolvimento positivo dos filhos na família.

O programa tem o apoio do Governo Federal e parceria da Prefeitura Municipal de Artur Nogueira e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Ele ainda conta com a realização da equipe técnica da Associação Lar Renascer.

Previous Prefeitura retoma Programa Criança Feliz