Angela Pulz Delgado

Angela Pulz Delgado

TELEFONE

(19) 3827-0000
Ramais:

ENDEREÇO

Avenida Doutor Fernando Arens, 939, Centro

 CEP: 13.160-000

E-MAIL

saude@arturnogueira.sp.gov.br

COMPETÊNCIAS

Ao SUS cabe a tarefa de promover, proteger e recuperar a saúde, garantindo atenção qualificada e contínua aos indivíduos e às coletividades, com o compromisso de ser sempre justo e imparcial.

O SUS é o Sistema Único de Saúde e a União, todos os estados e municípios têm responsabilidade em fazer chegar à população seus princípios.

Porém, é muito importante lembrarmos que, sempre que falamos de entes públicos, há responsabilidades que são do governo federal, outras que são do Estado e as que são determinadas por lei como sendo do município.

No SUS não é diferente. Então SMS – Artur Nogueira é responsável pelo planejamento, organização, elaboração, execução e avaliação das ações e políticas de saúde previstas no SUS, dentro das atribuições do município.

Não podemos esquecer que é parte das responsabilidades da Secretaria fortalecer o controle social no SUS e, por conta disso, antes de serem divulgados, os instrumentos de gestão do SUS devem ser apreciados pelo Conselho Municipal de Saúde.

Realizamos também ações de cooperações técnicas com outros municípios, para que todos juntos possamos construir modelos assistenciais e de gestão cada vez mais próximos do interesse da população.

Temos parcerias também com órgãos ligados ao exercício dos profissionais da saúde como Conselhos Regionais de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Farmácia etc trabalhamos para que a ética seja sempre seguida tanto quando os serviços são prestados quanto quando pesquisas são feitas no município. E estas são muito importantes para todos nós, já que buscamos sempre novas tecnologias, porém nunca podemos esquecer do respeito ao cidadão.

Unidades básicas de Saúde

Entenda a diferença entre o atendimento no Pronto Socorro e unidades de saúde

Conhecer a finalidade de cada serviço pode poupar tempo, facilitar o atendimento e salvar vidas.

Embora pertençam à mesma área, a Unidade Básica de Saúde (UBS) e o Pronto Socorro têm diferenças no que diz respeito à finalidade. Conhecer a função de cada serviço pode poupar tempo, facilitar o atendimento e salvar vidas.

A UBS é a porta de entrada do SUS. É nela que os cidadãos passam por consultas regulares, recebem acompanhamento, medicamentos e vacinas. Esse tipo de serviço está localizado nos bairros, perto da população.

A UBS também faz parte da Atenção Básica, que é desenvolvida pelas equipes de Saúde da Família (ESF), entre outras.

Nessas unidades são feitos curativo, inalação, pré-natal, acompanhamento de hipertensão, diabete, dores crônicas, diarreia e febre, além de outros casos onde não é necessário atendimento de urgência.

Já o Pronto Socorro é uma unidade hospitalar onde são atendidos pacientes com problemas de saúde agudos, cuja intervenção deve ser imediata. Esses pacientes não podem esperar por uma consulta com hora marcada para um atendimento médico.

No PS, portanto, são atendidos casos inesperados como acidentes, dores súbitas ou intensa, tontura, desmaio, queimaduras, vômitos persistentes, convulsão, alteração súbita de consciência, obstrução de vias aéreas e respiração inadequada, entre outras complicações mais sérias.

Pronto Socorro Municipal

Departamento de Vigilância Sanitária

“Entende-se, por vigilância sanitária, um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.”

No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as atividades da área no País. A ANVISA também é quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.

A Vigilância Sanitária pode atuar em:

VISA – Vigilância de Saúde de Artur Nogueira

Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Endereço: Avenida Fernando Arens, 631 – Centro – CEP: 13163-006
Telefone: (19) 3827-9000 / Ramal: 9013

COMUSAN - Conselhos de Saúde

Conselho é um órgão deliberativo na formulação e execução da política municipal de saúde. Inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção e controle social. O funcionamento do CMS prevê reuniões plenárias mensais e extraordinárias, comissão executiva, comissões permanentes e temáticas.

COMUSAN – CONSELHOS DE SAÚDE 

Presidente: Leandro Boer.
AV. DR.FERNANDO ARENS, 939 – Centro
(19) 3827-9700 – Ramal: 9025

Assistência Social da Saúde

O Ministério da Saúde aponta oito atribuições para o Assistente Social na área de saúde, sendo elas: discutir com os usuários as situações problema; fazer acompanhamento social do tratamento da saúde; estimular o usuário a participar do seu tratamento de saúde; discutir com os demais membros da equipe de saúde sobre a problemática do paciente, interpretando a situação social dele; informar e discutir com os usuários acerca dos direitos sociais, mobilizando-o ao exercício da cidadania; elaborar relatórios sociais e pareceres sobre matérias específicas do serviço social; participar de reuniões técnicas da equipe interdisciplinar; discutir com os familiares sobre a necessidade de apoio na recuperação e prevenção da saúde do paciente.

Assistência Social de Saúde

AV. DR.FERNANDO ARENS, 939 – Centro
(19) 3827-9700 – Ramal: 9010/9030

Siga nos nas Redes Sociais

Siga-nos nas Redes Sociais

Prefeitura Municipal de Artur Nogueira

Rua XV de Novembro, 1400 – Bairro Planalto
Artur Nogueira-SP
CEP: 13165-025

FALE CONOSCO

Telefone: (19) 3827-9700

E-mail: ouvidoria@arturnogueira.sp.gov.br

Horário de Funcionamento: Seg. – Sex: 8h às 17h

© 2023 Prefeitura de Artur Nogueira. Cuidando do Presente, Pensando no Futuro.
Desenvolvimento Agência m.mais

Pular para o conteúdo