VISA anuncia mutirão contra dengue em mais 13 bairros de Artur Nogueira

Confira os bairros que receberão visitas dos agentes neste sábado (25)

Em mais uma ação da Campanha “Março sem Dengue”, a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Unidade de Vigilância em Saúde (VISA), realiza mutirões em mais 13 bairros neste sábado (25).

As áreas atendidas serão: Jardim Carolina, Parque Humberto Rossetti, Parque Orlando Corrêa Barbosa, Parque das Laranjeiras, Jardim Caetano, Florindo Caetano, Jardim Olinda, Parque Nosso Recanto, Joaquim Paes, Jardim Arrivabene, Jardim Ouro Branco, Jardim de Faveri, e Centro.

A VISA pede para que a população colabore com a ação, liberando a vistoria de casas e estabelecimentos pelos agentes devidamente identificados.

MARÇO SEM DENGUE

Durante todo o mês, o departamento tem intensificado as ações de combate à doença, com mutirões todos os sábados.

A ideia é orientar a população sobre os perigos do inseto e evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya. A campanha está sendo veiculada nas redes sociais e site oficial da Prefeitura, e na mídia local.

Em ações anteriores realizadas esse ano, foram atendidos os bairros Jardim do Lago, Jardim Jatobá, Itamaraty, Bom Jardim, Jardim Leonor, Bela Vista I, Bela Vista II, Parque das Flores, Parque dos Ipês, Egydio Tagliari; Josephin Tagliari; Jardim Conservani; Antônio Modolo; Jardim Amaro; e Vila Queiroz. Os próximos pontos serão divulgados em breve pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Milena Sia Perin, os mutirões acontecem exclusivamente aos sábados para garantir que mais pessoas estejam em casa para receber as equipes.

SINTOMAS E PREVENÇÃO

Os sintomas de dengue, chikungunya ou zika são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.

A orientação é para que a população procure a unidade ou serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas.

A prevenção é a melhor forma de combater a doença. Evitar água parada, esvaziar garrafas, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água são algumas iniciativas básicas para evitar a proliferação do vetor.

Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor coloca os seus ovos.

*Com informações do Ministério da Saúde

Previous Prefeitura apoia Conselhos Municipais e cria espaço on-line para acesso