Jovens arrecadaram 18,4 kg de lacres de latinhas que poderão ser trocados por cadeiras de rodas
Crianças e adolescentes do município têm se mobilizado para acumular lacres de latinhas que poderão ser trocados por cadeiras de rodas. Assim, estudantes do Colégio Anglo, do sexto ao nono ano, com idade entre 10 e 16 anos, uniram-se em prol desta causa e arrecadaram 18,4 kg de lacres.
Ao todo, 300 alunos se envolveram na ação que beneficiará deficientes físicos que necessitam de cadeiras de rodas para se locomover, sobretudo os que pertencem a famílias vulneráveis. Desde o início do ano até o momento, já foram arrecadadas 100 garrafas.
O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Amarildo Boer, comemora a iniciativa e destaca que as crianças e adolescentes que estão participando da campanha são uma inspiração para a população nogueirense. “Estes alunos estão tendo a oportunidade de contribuir para o meio ambiente mantendo nossa cidade limpa e, consequentemente, ajudando aqueles que precisam”, realça.
A campanha, além de envolver a população nogueirense em causas sociais, estimula a preservação do meio ambiente, uma vez que, ao evitar o descarte dos lacres em lixos ou na rua, eles serão reaproveitados pela comunidade. A ação é desenvolvida pela Prefeitura Municipal com parceria das secretarias de Meio Ambiente, Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde e Educação.
A entrega dos 18,4 kg aconteceu nesta terça-feira (3) na sede do Colégio Anglo de Artur Nogueira. Participaram do momento a diretora Vivian Dutra, o professor Fred, alguns estudantes, a primeira dama Simone Sia, o secretário Amarildo Boer, a secretária de Educação Débora Sacilotto, a secretária de Meio Ambiente Tamiris Artuzi, a secretária de Saúde Angela Pulz Delgado, e a agente de Desenvolvimento Municipal Tatiane Gibertoni Sia.
COMO PARTICIPAR
Para participar, a população deve acumular os lacres em uma garrafa pet de 2 litros. Ao completar a garrafa, o participante deve entrar em contato com a secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que fará o recolhimento. Haverá também pontos de coleta nos espaços públicos, comércios e escolas.
Os comerciantes interessados em apoiar a Campanha Lacre Legal deverão entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade para solicitar um cartaz e adesivos. Os lacres serão recolhidos pelo Fundo Social de Solidariedade.
Toda vez que a campanha atingir 90 kg de lacre – o que equivale a 140 garrafas cheias – será possível adquirir uma cadeira de rodas. A expectativa é que durante o ano sejam arrecadados lacres suficientes para três cadeiras. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3827-9700 – ramal 9378.