A Isenção de IPTU para aposentados é regulamentada através do Artigo 37 da Lei Complementar 255/2001 de 28/12/2001 e a de TLD, através do Artigo 3ª da Lei Complementar no 560, de 13/12/2013, concedida através de solicitação Via Protocolo, presencialmente na Prefeitura, todos os anos.

Documentos Necessários
Requisitos Básicos:

  • Ser aposentado ou pensionista;
  • Renda familiar até dois salários mínimos;
  • Ser proprietário ou usufrutuário possuidor de um único imóvel (sendo este no máximo com até 150m² de área construída para concessão de isenção de IPTU e até 300m² de área construída para concessão de isenção da T.L) e residir no mesmo.
  • Não possuir débitos junto aos cofres públicos municipais.
  • Caso o (a) requerente seja analfabeto, solicitar digital do (a) mesmo e assinatura com RG de duas testemunhas.

Documentação Necessária:
Para Aposentados ou Pensionistas Titulares do Carnê:

  • Requerimento e Declaração Própria;
  • Apresentar comprovante de Renda de todos os moradores;
  • Cópias de RG e CPF de todos os moradores;
  • Extrato de INSS ou FUNPREMAN onde conste o valor, tipo e o nome correto do benefício recebido e comprovante de que já teve concedida sua aposentadoria ou pensão (carta de concessão), ou Extrato do banco onde conste beneficio;
  • Cópia de certidão de Casamento; (se solteiro, trazer Certidão de Nascimento) Cópia da Certidão de Óbito (caso o requerente seja viúvo);
  • Cópia da Matrícula, Escritura ou Contrato de Compra e Venda do Imóvel ou Contrato de Locação ou cessão vigente há mais de 15(quinze) meses e que neste conste que a responsabilidade pelo pagamento da TLD cabe ao locatário;
  • Cópia do espelho do Carnê de IPTU 2023.

Observação: não é necessário que o aposentado compareça na prefeitura para realizar o pedido. O mesmo pode ser entregue por outra pessoa, desde que os requerimentos estejam assinados.

ATENÇÃO

Data limite para protocolar pedido de isenção: 09/04/2024

Documentos para Baixar

Requerimento e Declaração de Isenção de TLD

Requerimento e Declaração de Isenção de IPTU

Declaração de Falta de Renda Familiar

Observação: Os documentos necessários e os requerimentos para preenchimento, estão disponíveis para retirada no site da Prefeitura, na aba IPTU – Isenções Aposentados ou presencialmente no setor de Protocolos.

No ano de 2024, a solicitação para Isenção de IPTU/TLD – Aposentados deverá ser realizada no setor de Protocolos da Prefeitura até o dia 09/04/2024.

Previous Cota única e 1ª parcela do IPTU 2023 vencem nesta sexta

Prefeitura Municipal de Artur Nogueira

Rua XV de Novembro, 1400 – Bairro Planalto
Artur Nogueira-SP
CEP: 13165-025

FALE CONOSCO

Telefone: (19) 3827-9700

E-mail: ouvidoria@arturnogueira.sp.gov.br

Horário de Funcionamento: Seg. – Sex: 8h às 17h

© 2023 Prefeitura de Artur Nogueira. Cuidando do Presente, Pensando no Futuro.
Desenvolvimento Agência m.mais

Pular para o conteúdo