Nova administração da autarquia relatou situação caótica deixada por antiga gestão e medidas implementadas para solucionar problemas antigos
O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) promoveu uma apresentação aos representantes do Poder Executivo e Legislativo do município. A autarquia expôs a maneira como encontrou o Saean, principalmente sob o aspecto financeiro, de recursos humanos e operacional. Além do panorama, foram apresentadas as medidas já implementadas para solucionar os problemas antigos advindos da gestão passada.
A diretora administrativa-financeira do Saean Patrícia Claro afirma que o diálogo com os vereadores, prefeito e vice é de suma importância para garantir transparência no serviço prestado à população nogueirense. “Apresentamos como encontramos a autarquia e como pretendemos deixá-la. E, também, como estamos fazendo para chegar lá. Nosso time está, sem dúvidas, muito disposto a trazer um serviço de qualidade aos moradores”, exclama.
Três pontos nortearam o diagnóstico apresentado no encontro, entre eles Infraestrutura, Financeira e Administrativo/Operacional. O primeiro descreveu assuntos relacionados à falta de manutenção e ausência de investimento herdadas pela antiga gestão. Em segundo lugar, a inadimplência, dívida ativa e a dotação orçamentária dos últimos anos. E, por fim, a limitação de recursos e a cultura organizacional comprometida.
Diante do exposto, Gabriela Montoya – presidente do Saean – acredita que a única maneira de solucionar os problemas demostrados aos vereadores e prefeito é a valorização e respeito às pessoas. “Pegamos um Saean em situação complicada e vamos transformar essa autarquia em um exemplo a ser seguido por municípios vizinhos. Artur Nogueira merece ter serviço de qualidade de água e esgoto. Estamos trabalhando incansavelmente para que isso se torne uma realidade”, afirma a superintendente.
O Plano de Ação conta com uma Reforma Administrativa, Gestão de Segurança e Medicina do Trabalho, Reestruturação de Jornada, Motivação dos Colaboradores, Controle Interno, Cobranças Extrajudicial e Gestão sobre os Terceiros. Além de treinamentos efetivados e programados nas áreas operacional e administrativa. Algumas dessas ações devem ser aprovadas oficialmente pelos edis.