Vacinas serão aplicadas em pessoas de 50 a 59 anos sem comorbidades
Artur Nogueira recebeu, nesta segunda-feira (21), uma nova remessa dos imunizantes contra a Covid-19. Desta vez, foram enviadas ao município 624 doses da vacina Pfizer. As doses foram retiradas pela Secretaria de Saúde no Departamento Regional de Saúde VII (DRS-7), em Campinas.
Segundo a pasta, os imunizantes serão utilizados para a aplicação da 1ª dose em pessoas de 50 a 59 anos, cuja imunização foi iniciada na última quarta-feira (16), na tenda drive-thru, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Terezinha Vicensotti.
Desde que a vacina começou a ser distribuída no Estado, Artur Nogueira havia recebido 23.468 doses. Com a nova remessa, o número subiu para 24.092. Até esta segunda-feira, um total de 15.381 pessoas já tinham sido vacinadas na cidade.
Armazenamento diferenciado
As vacinas da Pfizer geralmente são destinadas a capitais ou municípios próximos por possuírem especificidades em seu armazenamento. As baixas temperaturas exigidas para garantir a eficácia das doses exigem atenção especial na distribuição. Após aprovação da Agência Nacional de Saúde (ANVISA), o período de armazenamento foi ampliado de cinco para 31 dias, com temperatura de 2º a 8ºC.
De acordo com a secretaria de Saúde, por ser uma vacina que requer particularidades no armazenamento, a vacinação com a Pfizer em Artur Nogueira ocorrerá somente das 9h às 11h, e nos sistema drive-thru.
Como se vacinar?
Vale lembrar que para receber a vacina no sistema drive-thru ou a aplicação da 2ª dose, não é necessário agendamento.
No entanto, a aplicação da 1ª dose nas salas de vacina requer agendamento prévio, que pode ser realizado pelo telefone do Espaço Mãe e Filho, (19) 3877-3751.
A Secretaria de Saúde do município orienta ainda que, antes da aplicação da dose nas salas vacina ou no sistema drive-thru, o munícipe realize um pré-cadastro, junto ao site Vacina Já, a fim de acelerar o processo da imunização.
No dia da vacina, se fará necessária a apresentação do Registro Geral (RG), comprovante de residência, CPF, e, principalmente, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).