Pacote estadual com soluções tecnológicas e investimentos em infraestrutura foi lançado na tarde desta quarta-feira (24)
Artur Nogueira passou a integrar o programa estadual Cidade Inteligentes, lançado nesta quarta-feira (23), e que prevê a desburocratização administrativa e estimula soluções tecnológicas para questões ligadas ao planejamento urbano sustentável. O prefeito Lucas Sia (PSD) esteve no Palácio dos Bandeirantes para confirmar a integração do município.
A iniciativa ainda prioriza a governança em função de metas e planos, o trabalho conjunto entre Estado e Prefeituras, além de possibilitar a implantação de iluminação pública de ponta e internet gratuita, e de novas ferramentas.
“Queremos uma Artur Nogueira cada dia mais evoluída e digital, por meio de ferramentas e serviços de ponta. O programa Cidades Inteligentes nos auxiliará nessa busca por uma cidade mais tecnológica, livre de burocracias e com muitas oportunidades. Trazer o Poupatempo para a cidade foi apenas uma das tantas ações que temos desempenhado para atender todas as necessidades do cidadão nogueirense, de forma simples e ágil”, destacou Sia.
NOVIDADES
Durante o lançamento, o Governo do Estado anunciou novos serviços coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O Via Rápida Empresa Municipal (Viabilidade Automática) da Junta Comercial vai reunir, em um único formulário, todas as informações necessárias para abertura e regularização de empresas de naturezas simples (Empresa Limitada, Empresário Individual e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).
“Eu gostaria de governar um Estado que não precisasse de papel para as atividades e iniciativas de Governo e foi exatamente o que nós conseguimos ao término de 12 meses de gestão. O Governo de São Paulo é o primeiro do Brasil inteiramente digital. Vamos ganhar tempo e agilidade nos procedimentos utilizando a tecnologia. São Paulo é um Estado de primeiro mundo, transformador, criativo”, disse o governado João Doria (PSDB).
Outra novidade é a plataforma IPT Municípios, que dará acesso a webinars sobre conectividade, mobilidade, gestão de resíduos, iluminação pública e outros temas ligados ao desenvolvimento urbano. Com apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP, a ferramenta também vai permitir agendamento de visitas técnicas e reuniões para compartilhamento de informações entre gestores públicos.
Já o Programa de Atendimento Tecnológico aos Municípios (Patem) vai oferecer apoio técnico para que as Prefeituras desenvolvam políticas públicas segundo critérios de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Estado e municípios poderão trabalhar juntos em projetos que vão desde controle de poluição urbana e sistemas inteligentes de transporte público até governança digital e conectividade urbana.