Em um mês, foram vendidos 2.689 pratos dos 39 comércios, gerando um valor bruto de R$ 84 mil no total
Após 31 dias de evento, o 1º Festival Gastronômico de Artur Nogueira fomentou a economia do município e virou referência na região de Campinas. Com 2.689 pratos vendidos, a Prefeitura Municipal informou que 100% dos participantes conquistaram novos clientes e aumentaram consideravelmente as vendas durante a participação no evento.
Isso porque, ao final do mês, foi arrecadado o valor bruto de R$ 84.132,80 com os pratos dos 39 comércios que participaram, sendo que 95% deles afirmaram que o Festival ajudou a vender outras opções do cardápio dos estabelecimentos. Os resultados ainda apontaram que 7.950 pessoas acessaram ao site oficial do Festival para conhecer as delícias gastronômicas exibidas.
A agente de Desenvolvimento Municipal Tatiane Gibertoni Sia comemora o sucesso do evento e aponta os benefícios proporcionados para a economia nogueirense. ”Ao término do Festival, realizamos uma avaliação com os participantes na qual pudemos constatar que de fato foi um grande sucesso. O Festival teve um impacto muito positivo na economia local e apresentou as diversas opções de estabelecimentos do ramo alimentício aos munícipes. Agradeço imensamente ao supermercado Buona gente, à Imobiliária Ágape e à Iguana Decor pelo apoio que nos concederam”, destacou.
Além do aumento nas vendas, o evento ainda promoveu um retorno positivo para as redes sociais dos participantes, sendo que 90% deles disseram ter notado um aumento de seguidores na página do Instagram do estabelecimento.
O prefeito Lucas Sia (PSD) lembra que a elaboração, bem como a participação no evento, não gerou custos à Prefeitura ou participantes. “Aumentar as vendas sem ter qualquer custo adicional no estabelecimento é uma coisa que poucos conseguem fazer, e que o Festival proporcionou de forma muito assertiva. Viramos referência em outros municípios, o que nos enche de orgulho e nos motiva ainda mais. O povo nogueirense contará com mais um evento no calendário da cidade, pois, com o sucesso dessa edição, com certeza iremos promover a 2ª edição, 3ª, 4ª e quantas mais for possível”, pontuou Sia.
MAIOR VISIBILIDADE
O empresário André Rocha, do Cancún Delivery, está entre os participantes satisfeitos com o sucesso do festival. No ramo alimentício há quatro anos, ele destaca que os cursos oferecidos pelo Sebrae, em parceira com a Prefeitura, foram essenciais para que a participação dele no evento fosse positiva.
“Ideia genial, que trouxe de volta para nosso negócio o gás que estávamos precisando. Essa ideia ter partido da iniciativa pública, da gestão atual de Artur Nogueira, mostra que estão preocupados com nosso setor e isso é muito importante para nós comerciantes: contar com pessoas no poder público inteligentes e preocupados com nosso setor. No próximo evento esperamos participar também com espaço fisico e contribuir ainda mais com nossa amada Artur Nogueira. Gratidão é a palavra que resume o que sentimos”, disse.
A empresária Iara Mendes, do Speciale Restô Café, também destaca a contribuição do Sebrae e pondera que o 1º Festival Gastronômico trouxe ainda mais visibilidade ao comércio local.
“Foi muito positiva a experiência. Dar espaço aos comerciantes locais nos fez sentir mais valorizados. Gestões anteriores abriam as portas da cidade para pessoas (foodtruck) de fora, enquanto o comerciante local que gera emprego e paga impostos não tinha destaque e nem envolvimento nenhum. Todos os organizadores estão de parabéns! Nos motiva e incentiva, principalmente num momento de incertezas e instabilidade. Só tenho a agradecer”, destacou.
NOVOS CLIENTES
Rubiane Anoar Abrahim Bussamara é proprietária do Bruxinha Magrela e conta que o Festival divulgou o comércio dela no município e ainda trouxe um saldo positivo no número de vendas e, principalmente, na conquista de novos clientes.
“Mesmo no formato on-line, a estrutura montada e suporte da Prefeitura e equipe não deixou nada a desejar. Foram aprendizados de muita valia, obtidos também através de cursos e ferramentas do Sebrae. Em nossa avaliação, o festival merece nota 10 e estamos à disposição (e ansiosos) para participar de novos projetos. Parabéns a todos os envolvidos e obrigada”, comentou.
July Cardoso Sia, do Eba Mercatto, destaca que o evento foi uma excelente iniciativa para movimentar o comércio local, principalmente em um momento atípico como o de pandemia. ”Com valores pré-estabelecidos, os clientes vinham sabendo que não seriam surpreendidos com a conta, e 100% dos novos clientes não consumiram somente o prato, e alguns até pediam para modificar em alguma particularidade pessoal, o que nos fez aprimorar ainda mais nosso Pesto dos Sonhos”, frisou.