Unidade atenderá pacientes a partir desta quinta-feira (12), das 7h às 17h
O Centro de Reabilitação Pós-Covid de Artur Nogueira foi inaugurado na tarde desta quarta-feira (11) durante cerimônia restrita na sede da unidade. Com estimativa de 40 atendimento por dia, sempre das 7h às 17h, o Centro passará a funcionar a partir desta quinta-feira (12).
Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Lucas Sia (PSD), o vice-prefeito Davi Fernandes (PSDB), a secretária de Saúde Angela Pulz Delgado, a chefe de Gabinete Mayra Barbosa, o diretor clínico Wilson Barbosa, a diretora de Saúde Sônia Maria Terezani, e os vereadores Melinho, Beto Baiano, Nando do Gás, Zé da Elétrica e Zezé da Saúde.
No local serão atendidas pessoas que se recuperaram da doença, mas que manifestaram ou permaneceram com algum tipo de sequela mesmo após a cura. O prefeito Lucas Sia (PSD) frisa que Artur Nogueira é uma das primeiras cidades a implantar um Centro de Reabilitação Pós-Covid na região metropolitana.
“A criação do Centro no município surgiu com a percepção da Prefeitura do aumento dessa demanda entre pacientes e servidores da área da saúde que haviam sido infectados pela doença. É uma novidade na região, apesar de ser um problema diagnosticado logo nos primeiros meses de pandemia”, disse.
A EQUIPE
Segundo a coordenadora da Atenção Básica de Artur Nogueira, Flávia Campelo, o centro contará com o atendimento de pelo menos cinco profissionais, sendo a enfermeira Jamile Corsi, que atuará das 7h as 16h, a fisioterapeuta Amanda Maciel, das 8h as 17h, o preparador físico Robson de Souza Ribeiro, das 7h as 11h, além de uma psicóloga e nutricionista que atenderão conforme agendamento e necessidade.
“Com a diversidade de sequelas que a doença pode deixar, o cuidado tem de envolver diferentes especialistas, com uma abordagem multidisciplinar integrada. Embora exista um protocolo de atendimento, o plano de tratamento é individualizado, considerando as necessidades de cada paciente”.
Flávia explica que a avaliação inicial da equipe médica será feita na Unidade de Saúde Familiar (USF) da qual o morador faz parte. Em seguida, o paciente será direcionado para avaliação do time multidisciplinar do Centro de Reabilitação, de acordo com os sintomas apresentados. Vale destacar que não haverá demanda espontânea no local, sendo que o paciente deverá apresentar encaminhamento médico para receber atendimento.
FIQUE ATENTO ÀS SEQUELAS!
A secretária de Saúde Angela Pulz Delgado destaca a importância de um centro como esse no município. “A recuperação da Covid-19 na maioria das vezes vai além da alta hospitalar. Vários pacientes, principalmente os que tiveram complicações e permaneceram internados por longos períodos, voltam para casa com sequelas que impactam sua saúde”, pontuou.
Ela explica que dentre as sequelas mais comuns estão alterações cardiorrespiratórias e neurológicas, fraqueza muscular, perda de mobilidade e fadiga, além de impactos à saúde mental, como ansiedade, depressão, distúrbios cognitivos e de memória. “Sem uma reabilitação adequada após a alta, os problemas podem se tornar crônicos, comprometendo a autonomia e a qualidade de vida dos pacientes”, completou Angela.
Vale destacar que todos os tratamentos oferecidos no Centro são gratuitos e realizados por meio da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e está localizado na Rua Nossa Senhora das Dores, Nº 325, no Centro.