Responsáveis devem assinar declaração caso não possam acompanhar adolescentes no dia
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Saúde, vacinará, a partir desta quarta-feira (25), adolescentes de 17 anos sem comorbidades. Também estão autorizados a se vacinar adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiência, gestantes e puérperas.
Para se imunizar, além do CPF, RG, comprovante de residência e documento que comprove a comorbidade, o adolescente deverá estar acompanhado dos pais e/ou representante legal. Caso não seja possível a presença dos pais, o adolescente deverá apresentar obrigatoriamente uma declaração assinada pelo responsável legal, manifestando o consentimento à aplicação da dose no menor (http://www.arturnogueira.sp.gov.br/termo-de-assentimento-livre-e-esclarecido-vacinacao-adolescentes/).
A vacinação no município ocorre no drive-thru da Unidade Básica de Saúde (UBS) Terezinha Vicensotti, no Jardim Conservani, das 9h às 11h e das 13h às 14h, e na sala de vacina do Espaço Mãe e Filho, das 9h às 15h, e mediante agendamento.
Inicialmente, os adolescentes receberão apenas imunizantes da Pfizer, a única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a ser aplicada nesta faixa etária.
Cadastro
Uma vez feito, o pré-cadastro no site Vacina Já (http://vacinaja.sp.gov.br/) garante uma economia de até 90% no atendimento de cada pessoa apta a se vacinar. O preenchimento do formulário não é obrigatório e não funciona como agendamento, mas contribui para evitar filas nos postos de vacinação.
No dia da vacina, além dos comprovantes das comorbidades, se fará necessária a apresentação do Registro Geral (RG), comprovante de residência e CPF.