Cães farejadores irão auxiliar os agentes no policiamento ostensivo e preventivo, identificando, através do faro, narcóticos e explosivos
O primeiro canil da Guarda Municipal já começou a ser construído. De maneira inédita, a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Segurança, iniciou a obra que deve ser concluída nas próximas semanas. Anteriormente, os agentes participaram de cursos de formação para Operador de Cães de Polícia, assim como os animais permanecem em treinamento há cerca de 4 meses.
O projeto, segundo o secretário dr Roberto Daher, foi formulado de acordo com as especificações estabelecidas para canis. “Estamos fazendo história. É o primeiro canil que a Guarda terá. São cerca de 75 metros quadrados de área com 5 baias para os cães. Sabemos da importância desse local na cidade. Mais um investimento na segurança nogueirense”, destaca e comemora Daher.
De acordo com a Secretaria de Segurança, os animais irão auxiliar os agentes no policiamento ostensivo e preventivo, identificando, através do faro, narcóticos e explosivos. Assim, a implementação do canil beneficiará não só a Guarda Municipal, mas também outras instituições, como Polícia Militar e Polícia Civil.
“Encontraremos entorpecentes enterrados em lugares de difícil acesso. A importância do Canil simboliza a importância da Polícia Municipal para a sociedade. O cão auxilia no combate à criminalidade, com a força física e o faro apurado. É a ferramenta que a instituição dispõe ao seu policial para proteger a sociedade. Aproveito para agradecer todos os agentes pelo profissionalismo e dedicação”, comenta o comandante Marcelo Fantini.
De todo efetivo, o GCM Carneiro será o responsável por cuidar do canil. Os animais serão utilizados para patrulhamento, salvamentos e atividades de operações especiais, podendo ser usados em desfiles e formaturas cívicas. O novo canil contará com toda a infraestrutura necessária para abrigar e alimentar os animais que fazem parte do esquema de segurança implantado no município.