Prefeitura encerra atividades do Projeto Sabão Ecológico
Projeto visa evitar o descarte de resíduos no meio ambiente
Cuidar do Meio Ambiente e adotar práticas ecológicas é dever de todos. Por isso, a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e o apoio das Secretarias de Meio Ambiente e Educação encerrou, neste domingo (12), as atividades do Projeto Oficina de Sabão Ecológico.
O curso foi aberto para homens e mulheres que, ao exercer a prática sustentável na produção do sabão, possibilitou uma futura renda extra. De acordo com a pasta, sete pessoas participaram do Projeto que visa coletar óleos de cozinha de cada casa a fim de evitar o descarte de tais resíduos no meio ambiente.
O óleo, quando jogado no solo, pode resultar em poluição da natureza, uma vez que parte desse resíduo chega aos mananciais e fica na superfície dos rios e lagos, impedindo a entrada de luz e oxigênio. Esse descarte inadequado pode ocasionar, inclusive, a morte de várias espécies aquáticas.
Retorno positivo
O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social Amarildo Boer agradece e destaca que o curso trouxe um retorno positivo para a população. “Agradecemos à senhora Maria Telma Alves da Silva, oficineira que, com todo o seu engajamento, desempenhou com competência sua participação no Projeto. Essa oficina certamente beneficiará pessoas e o meio ambiente, pois cuidar da natureza é preservar a vida”, pontuou.
Os participantes da Oficina poderão, a partir de agora, comercializar o sabão produzido e assim gerar renda para sua família. Além da renda extra, gera economia, uma vez que o sabão feito em casa sai bem mais barato que um comprado no supermercado.
O curso foi direcionado para pessoas atendidas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e moradores dos bairros Blumenau, Itamaraty e Parque dos Trabalhadores.