Prefeitura instala 31 novas câmeras de monitoramento e reforça segurança
Com tecnologia de ponta, equipamentos foram colocados em pontos estratégicos e permitem monitorar e analisar em tempo real o trânsito, além de verificar diversas ilegalidades
Sempre buscando inibir a criminalidade no município, a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, realizou a instalação de 31 novas câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade. O investimento foi de R$ 650 mil, cujos recursos eram próprios da pasta.
O secretário de Segurança Roberto Daher comenta que, com a instalação das câmeras, pretende-se intensificar o monitoramento das vias públicas, e das entradas e saídas do município. Os novos equipamentos dão andamento ao projeto de modernização da segurança pública e de aprimoramento da prestação de serviços.
“As câmeras vão ampliar a capacidade do Setor de Inteligência da Guarda Municipal e, consequentemente, garantir maior proteção aos moradores, uma vez que elas foram instaladas em pontos que o próprio setor entendeu como críticos. Além disso, são locais onde se tinham as câmeras ‘Helper’ – equipamentos com um custo muito alto e com pouco uso por parte da população, e que se demonstrava improdutivo e insatisfatório”, disse.
São 14 câmeras fixas que permitem monitorar e analisar em tempo real o trânsito e verificar diversas ilegalidades, como por exemplo, veículos que estão no sistema integrado constando como produto de furto; além de 17 câmeras modelo Speed Dome, que permitem visualização em um ângulo de 360º, além de uma qualidade melhor de imagem, com aproximação e detalhamento de tudo o que for capturado pelas lentes.
O prefeito Lucas Sia destaca que a segurança dos nogueirenses sempre foi um dos grandes compromissos da gestão e reforça que já há novos planos de aprimoramento neste sentido. “Estamos buscando, em conjunto com outras cidades da Região Metropolitana de Campinas, maiores recursos financeiros que possibilitem a extensão da ‘muralha eletrônica’, seja por meio da aquisição de novas câmeras ou de ferramentas que melhorem o monitoramento”, frisou.
A instalação também atende ofícios e indicações feitas por vereadores nogueirenses ao Gabinete Municipal. Os pedidos partiram dos edis Zé Pedro Paes (ofício); Zé da elétrica (indicação); Tenente Marcelo (indicação); Beto Baiano (indicação); Miltinho Turmeiro (indicação); Adalberto (indicação); Nando (indicação); Neidão (ofício); e Cicinho (ofício).
MAIOR SEGURANÇA NOS COMÉRCIOS
Instaladas em ruas e avenidas comerciais como a Expedicionários, 15 de Novembro, Duque de Caxias, Dr. Fernando Arens e Santo Amaro, as novas câmeras também reafirmam o compromisso da Administração Municipal para com a segurança dos comércios e comerciantes.
A iniciativa faz parte do Projeto de Monitoramento para Integração dos Comércios na Segurança Pública, em conjunto com a Associação Comercial (Acean) – e que foi apresentado aos empresários em reunião na Câmara Municipal na última segunda-feira (26).
“Uma importante parceria foi estabelecida com o empresariado nogueirense, e as câmeras de monitoramento também irão garantir maior segurança nos comércios”, enfatizou Daher.
O secretário acrescenta que o plano inclui a implementação de um botão de pânico exclusivo para os comerciantes que, em caso de iminente prática delituosa, poderão acionar a Guarda Municipal, agilizando o atendimento.
“O botão receberá a denominação de ‘Segurança no Comércio’. Importante salientar que a participação de todos é necessária para se ter uma segurança pública eficiente. Poder Público, comércio e população em geral – todos contribuindo para o resultado almejado por todos: uma Artur Nogueira cada vez mais segura”, enfatizou.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Artur Nogueira