Campanha de Vacinação contra pólio termina hoje
Secretaria de Saúde faz apelo para pais vacinarem seus filhos; especialistas alertam para risco de reintrodução da doença – já erradicada no país
A Campanha Nacional contra a Poliomielite encerra-se nesta sexta-feira (28), em Artur Nogueira. Foram meses de busca ativa nas escolas, feiras e eventos da cidade, a fim de vacinar crianças de até 5 anos contra a Paralisia Infantil. As doses seguirão disponíveis até o fim da tarde de hoje nas salas de vacina disponíveis (veja relação abaixo).
Até a quarta-feira (26), a cobertura vacinal em Artur Nogueira era de 69,82% – conforme dados atualizados pela Vigilância em Saúde. A meta é vacinar 95% do público-alvo.
A campanha busca alcançar crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante (que é aplicado aos 2, 4 e 6 meses de idade, via injeção intramuscular) e incentivar a aplicação da dose de reforço, que acontece por meio da conhecida gotinha.
Em Artur Nogueira, a vacinação contra a Paralisia Infantil acontece em oito salas de vacinas. São elas: Blumenau, São Vicente, Bom Jardim, Jardim do Lago, Sacilotto, Coração Criança, Teresinha Vicensotti e Espaço Mãe e Filho. Os pais e/ou responsáveis devem apresentar a carteirinha de vacinação no momento do recebimento da dose.
RISCO DE REINTRODUÇÃO
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, alerta a população sobre o risco de reintrodução da Poliomielite. Apesar da doença estar erradicada no país – sem casos registrados desde 1989, a baixa cobertura vacinal tem preocupado especialistas.
O risco foi sinalizado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), e repassado aos municípios pelo Governo do Estado de São Paulo. Desde então, as cidades, incluindo Artur Nogueira, têm feito uma força-tarefa para alcançar o público ainda não vacinado, por meio de horários ampliados nas salas de vacinas, Dia D, campanhas nas escolas e em eventos.
“A pólio pode causar paralisia irreversível e, em alguns casos, pode ser até fatal. Felizmente, a doença pode ser prevenida por meio da vacina. Por isso, o nosso apelo é que os pais e responsáveis vacinem nossas crianças e, dessa forma, as protejam”, enfatizou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Milena Sia Perin.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Artur Nogueira