Caminhada reúne moradores e autoridades pelo fim da violência doméstica
Ação organizada pela Prefeitura aconteceu neste domingo (27)
As cores branca e laranja dominaram as ruas e avenidas de Artur Nogueira neste domingo (27). Isso porque, a Caminhada Contra a Violência de Gênero, “Unidas pela paz, fortalecidas pela coragem” reuniu dezenas de pessoas que, juntas, manifestaram apoio à causa.
A ação foi organizada pela Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e da Coordenadoria dos Direitos e Apoio da Mulher. Participaram o vice-prefeito Davi Fernandes; os vereadores Zé Pedro Paes e Zezé da Saúde; secretários municipais; presidente do Grupo Vida Nova, Aparecido Ribeiro; presidente eleito da Aidan, Ednaldo Moreira; misses de concursos de beleza do município; e população em geral.
A concentração teve início às 8h, em frente ao Centro Cultural Tom Jobim. Houve uma breve reflexão sobre o tema e, ao fim da caminhada, o público recebeu aulas de dança ao ar livre.
De acordo com o secretário Amarildo Boer, a ação buscou conscientizar a população nogueirense para combater e denunciar a violência contra a mulher, uma vez que ela compôs a programação de eventos da Campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.
A coordenadora dos Direitos e Apoio da Mulher, Lucia Buccini Carrilo, destaca a importância da caminhada. “Estivemos todos juntos pela união de esforços e de ações para garantir a vida e dignidade a todas as mulheres e meninas”, frisou.
A iniciativa teve apoio das secretarias de Saúde, de Segurança e Trânsito, de Cultura & Turismo, e de Esporte e Lazer, além de participação de representantes de conselhos, do Cras e Creas, e demais funcionários públicos.
OS 16 DIAS DE ATIVISMO
Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a mobilização abrange o período de 20 de novembro a 10 de dezembro.
Foi iniciada por ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991, e continua a ser coordenada anualmente pelo Centro para Liderança Global das Mulheres. É uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Artur Nogueira