Época de seca: Prefeitura alerta sobre os riscos de queimadas
Além de representar riscos para o meio ambiente, as queimadas indiscriminadas colocam a segurança pública em perigo; denúncias podem ser feitas no 153
Com a chegada da temporada de seca na região, a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, tem intensificado as ações de conscientização para alertar os moradores sobre os perigos das queimadas. Essa condição climática aumenta significativamente o risco de incêndios, representando uma ameaça para a comunidade, o meio ambiente e a segurança pública.
De acordo com a secretaria, as queimadas indiscriminadas têm consequências graves, como a degradação ambiental, a perda da biodiversidade e problemas de saúde causados pela inalação de fumaça. Além disso, incêndios descontrolados podem resultar em danos às propriedades e colocar vidas em perigo.
FIQUE ATENTO
A fim de prevenir incêndios acidentais, a Secretaria de Meio Ambiente destaca algumas medidas que os moradores podem adotar: -Descarte corretamente pontas de cigarro e fósforos, evitando jogá-los em áreas secas; -Evite acender fogueiras ou fogos de artifício próximos a matas e vegetação; -Não queime lixo ou vegetação, pois isso pode desencadear incêndios descontrolados.
DENUNCIE
A população também é incentivada a denunciar práticas ilegais de queimadas, colaborando com as autoridades competentes. Em Artur Nogueira, o canal de denúncia é o 153.
A Secretária de Meio Ambiente, Tamiris Artuzi, pontua que a colaboração de todos é fundamental para identificar e agir rapidamente contra os responsáveis pelas queimadas.
“A conscientização e a ação responsável de cada indivíduo são essenciais para proteger nossa cidade e o meio ambiente. Precisamos trabalhar juntos para evitar queimadas e preservar a qualidade de vida de todos”, afirma.
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Artur Nogueira