Prefeitura promove 2º Fórum de Luta Antimanicomial

Evento gratuito e aberto ao público acontecerá no dia 24 de maio, na Câmara Municipal

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), promove o 2° Fórum de Luta Antimanicomial com o tema “Saúde mental e o direito ao cuidado”.

O evento acontecerá no dia 24 de maio, sexta-feira, na Câmara Municipal. O programa será aberto ao público geral e terá início às 9h.

De acordo com a secretária da pasta, Angela Pulz Delgado, o evento tem relação com o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio.

“Precisamos conscientizar a população sobre o tratamento adequado às pessoas com sofrimento psíquico. Queremos mostrar que, se tratando de saúde mental, o isolamento pode agravar a condição do paciente”, frisa.

LUTA ANTIGA

A enfermeira responsável pelo CAPS, Samara Pereira, conta que a reforma psiquiátrica no Brasil teve início no final dos anos 70 e até hoje não foi completada. A reforma luta contra o isolamento de pacientes em ambientes inadequados, incluindo os manicômios.

Apesar disso, existem Leis Federais 8.080/1990 e 8.142/90 que garantem os direitos dos pacientes. Através dessas legislações, uma rede de atenção à saúde mental foi implantada, juntamente com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Há também a Lei Paulo Delgado (10.2016/2002) que “dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental”.

Samara ressalta que o CAPS surgiu com o mesmo objetivo e hoje, em Artur Nogueira, oferece tratamentos humanizados aos pacientes mentais, e promove eventos de conscientização sobre o assunto.

2º Fórum de Luta Antimanicomial “Saúde mental e o direito ao cuidado”
Data: 24 de maio (sexta-feira)
Local: Câmara Municipal de Artur Nogueira
Entrada gratuita e aberta ao público