Ação acontecerá na Casa de Agricultura, das 9h às 11h, e das 13h às 15h
A fim de reforçar os cuidados com o meio ambiente, a Prefeitura de Artur Nogueira, em parceria com a Secretaria de Agricultura, realizará o projeto Embalagem Legal. Baseada na Lei Federal Nº 9.974/2000, a iniciativa tem por objetivo conscientizar os agricultores a descartar embalagens de forma regular em postos de recolhimento devidamente regulamentados. A ação acontecerá em parceria com a Coplacana e Afocapi para estimular a reciclagem de embalagens e combate à poluição ambiental no município.
A coleta das embalagens será feita nesta quarta-feira, 18 de agosto, na Casa de Agricultura, localizada na rua Nossa Senhora das Dores, nº 326. O horário de recolhimento será das 9h às 11h, e das 13h às 15h. Vale destacar que, ao longo da semana, serão distribuídos panfletos informativos nos pontos comerciais da cidade.
Para participar, os produtores rurais de Artur Nogueira deverão, primeiramente, separar as embalagens que foram utilizadas no preparo da calda de pulverização, lavá-las de acordo com a Tríplice Lavagem, ou seja, enxaguar três vezes a embalagem vazia, furá-las no fundo, separar as tampas e levar no posto de recebimento que será na Casa de Agricultura de Artur Nogueira. Os frascos recolhidos poderão ser reciclados e usados na fabricação de novas embalagens.
O secretário de Agricultura, Odair Boer, constata que esta ação social é de suma importância para o meio ambiente e conta que o plano “é poder promover uma ação que proteja a propriedade agrícola”, afirma.
A IMPORTÂNCIA DO PROJETO EMBALAGEM LEGAL
A poluição ambiental pode causar impactos irreversíveis. Pensando em combater este problema, a Secretaria de Agricultura planeja fomentar o senso de cuidados básicos que os moradores agrícolas devem realizar, visto que todas as embalagens devidamente higienizadas poderão evitar impactos no solo.
Boer explica que, ao recolher os plásticos do ambiente, os produtores estarão “evitando que o resíduo do agrotóxico chegue até os lençóis freáticos”. Com a participação de todos, a ação será capaz de desenvolver um bom trabalho social, resultando em uma cidade mais limpa e organizada.
Informar os agricultores sobre a importância da Tríplice Lavagem também faz parte do projeto desenvolvido pela pela Prefeitura. Tal lavagem minimiza os restos de resíduos nas embalagens possibilitando a sua reciclagem e uso na fabricação de novas embalagens.
Esses cuidados de higienização e devolução das embalagens, quando feitos de forma regular, preservam a água do município. Isso porque, uma vez que os resíduos contaminam os lençóis freáticos, a água que é usada para beber ou para irrigar as plantações poderão chegar ao solo já contaminadas.
Coplacana
A Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo – COPLACANA foi a primeira cooperativa de plantadores de cana a ser fundada no Estado em 1948, com o objetivo de oferecer insumos e assistência ao produtor rural.
Afocapi
Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba – AFOCAPI é uma entidade que atua em defesa de questões que envolvem os fornecedores de cana-de-açúcar. Possui uma forte representação em assuntos políticos, sociais, econômicos e tecnológicos.