Agentes de saúde flagraram moradores saindo do carro para receber a dose na fila de pedestres
Após moradores burlarem as filas de vacinação contra a Covid-19, a secretaria de Saúde de Artur Nogueira suspendeu a vacinação de moradores sem carros na tenda drive-thru, instalada em frente à UBS Terezinha Vicensotti, no Jardim Conservani. A partir desta quinta-feira (22), a aplicação das doses no drive será aberta apenas aos moradores que comparecerem ao local com carro.
Com a liberação da vacinação na tenda para toda a população, as filas se dividiam entre moradores sem carro (pedestres) e moradores que aguardavam a vez dentro do veículo. Além disso, com a ampliação da vacina para o grupo maior de 30 anos, a demanda da tenda aumentou consideravelmente nesta semana.
Com isso, os agentes da saúde flagraram diversos motoristas burlando o sistema de vacinação. Como a fila de motoristas costuma ser maior que a de pedestres, os condutores começaram a descer do veículo e esperar pela vacina em frente à tenda. De acordo com a pasta, as atitudes têm desorganizado e atrasado o sistema de vacinação, fazendo inclusive que seja gerada aglomeração na tenda de imunização.
Diante disso, a partir desta quinta-feira, o drive-thru será voltado apenas aos motoristas, que continuará atendendo sob livre demanda. Já o restante da população deverá se dirigir até o Espaço Mãe e Filho para ser imunizado. Este, por sua vez, funciona sob agendamento para primeiras doses, que pode ser feito através do telefone (19) 3877-3751. Já a aplicação das segundas doses não requer agendamento.
Para diminuir o tempo de espera na fila, a secretaria de Saúde orienta o pré-cadastro no site Vacina Já. O procedimento garante uma economia de até 90% no atendimento de cada pessoa apta a se vacinar, e contribui para evitar filas nos postos de vacinação.