Artur Nogueira prorroga Campanha de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação
Doses seguirão disponíveis em oito salas de vacina até o dia 31 de outubro
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Saúde, prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para Atualização de Caderneta até o dia 31 de outubro. O prazo foi estendido pelo Ministério da Saúde devido à baixa adesão no país, como forma de aumentar as coberturas vacinais nos municípios.
As doses seguirão disponíveis nos postos de saúde até alcançar a meta. São eles: Blumenau, São Vicente, Bom Jardim, Jardim do Lago, Sacilotto, Coração Criança, Teresinha Vicensotti e Espaço Mãe e Filho, conforme horário de funcionamento de cada unidade.
No momento da aplicação da dose, os pais devem apresentar carteirinha de vacinação da criança.
DOSES DISPONÍVEIS
A vacinação contra a pólio, também conhecida como paralisia infantil, está disponível para crianças de 1 ano a menores de 5 anos. Já a multivacinação é oferecida para crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias).
A campanha de multivacinação conta com as seguintes vacinas: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano), Difteria e Tétano (dT) e Difteria, Tétano e Pertussis acelular (dTpa).
COBERTURA VACINAL CONTRA PÓLIO
Até a última quarta-feira (28) – importante destacar que os dados são atualizados semanalmente, a cobertura vacinal contra poliomielite em Artur Nogueira estava em 50,7%. De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde Milena Sia Perin, o município possui 2.906 crianças com idade entre 01 e 04 anos e 11 meses. Destas, pelo menos 1.474 receberam as doses.
“A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda, causada por um vírus de gravidade extremamente variável: o Poliovírus. Essa doença pode afetar tanto adultos quanto crianças, mas por ser mais contraída na infância, ficou conhecida como ‘paralisia infantil’. Importante destacar que a vacina é o único meio de prevenção”, frisou Milena.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Artur Nogueira