Artur Nogueira realiza “mamaço” para reforçar importância do aleitamento materno
Prefeitura e parceiras realizarão evento a partir das 8h na Réplica da Estação
Em comemoração ao “Agosto Dourado”, data criada em 2017 que dedica o mês de agosto à amamentação, a Prefeitura de Artur Nogueira e profissionais parceiras realizarão uma programação especial. O evento é destinado às mamães e bebês com dificuldades na amamentação e acontecerá neste domingo (7), a partir das 8h, na Réplica da Estação.
De acordo com a Secretaria de Saúde, de 8h às 11h e 12h às 14h, será realizado atendimento ao público. “Entre os assuntos tratados, abordaremos sobre situações muitas vezes comuns como dor, fissura, uso de complemento, baixo ganho de peso, etc. O atendimento será por ordem de chegada, sendo disponibilizada senha. Vale lembrar que haverá prioridade aos bebês de até 2 meses”, explica a secretária Angela Pulz Delgado.
A dupla, mãe e bebê, passarão por uma consultoria de amamentação com a doula Regiane Prado, a qual irá tirar as principais dúvidas e orientar sobre a posição e a pega correta. Além disso, os pequenos passarão por uma avaliação pela fonoaudióloga Mayara Toffoli para identificar possíveis disfunções orais e pela fisioterapeuta e osteopata pediátrica Ariele Gaspareti Nogueira, que também vai avaliar e tratar possíveis causas que comprometem a amamentação.
PROGRAMAÇÃO DA TARDE
Na parte da tarde, de 14h às 16h, a programação será destinada apenas às gestantes. Elas terão acesso a informações através da palestra “Como devo me preparar para amamentação?”, ministrada pela consultora de amamentação Regiane Prado.
Na sequência, acontecerá a “Hora do Mamaço”, destinada a todas as mães que amamentam seus bebês. “A hora do mamaço acontece em todo país e, no nosso município, não será diferente. É um momento onde todas as mães e seus bebês se reúnem em um local e horário específico para amamentar simultaneamente, em um ato de promover a amamentação”, defende a doula Regiane.
AGOSTO DOURADO
O Agosto Dourado é um mês dedicado à amamentação. A data é destinada a quase toda a população já que a maioria das pessoas teve o leite materno como primeiro alimento.
Em 2017, o Congresso Nacional Brasileiro instituiu, por meio da lei número 13.435, o Mês do Aleitamento Materno: o “Agosto Dourado”. A partir disso, no oitavo mês do ano é evidenciada a importância de amamentar os bebês.
O dourado faz alusão à definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Artur Nogueira