Bem Estar Animal emite informativo sobre reprodução de aves silvestres
Departamento está vinculado à Secretaria de Meio Ambiente
O Departamento de Proteção e Bem Estar Animal de Artur Nogueira, ligado à Secretaria de Meio Ambiente, emitiu um informativo sobre a reprodução de aves silvestres no município. Confira abaixo:
“As maritacas são uma marca registrada da fauna brasileira, e com certeza você já viu essas simpáticas e barulhentas aves verdes voando pelo céu. A reprodução das maritacas costuma ocorrer de agosto a janeiro. O casal afasta-se do grupo à procura de um oco formado nas árvores. A fêmea põe de três a cinco ovos brancos com um período de incubação de 23 a 25 dias e o macho, geralmente, permanece no ninho durante o dia.
O correto a se fazer nessa situação é não desfazer o ninho ou retirar os filhotes. As maritacas incubam seus ovos por cerca de quatro semanas, e os filhotes permanecem no ninho por no máximo nove semanas. Tendo completado este ciclo que dura aproximadamente 03 meses, as aves abandonam naturalmente o ninho.
As situações em que se deve intervir no resgate de um filhote de maritaca são bem específicas: se ele estiver ferido ou correndo risco de vida, ou se ele estiver fora do ninho e longe dos seus pais. Neste último caso, tente encontrar o ninho e devolver o filhote. Em situações realmente necessárias, busque ajuda da Polícia Ambiental.
Uma vez que pais e filhotes deixam o ninho, aconselha-se a instalação de proteções no forro, para evitar a entrada dos animais no próximo ciclo reprodutivo. As maritacas costumam roer fiações elétricas para produzir seus ninhos, por isso à recomendação de evitar a entrada das aves no forro. Vale lembrar que a destruição de ninhos, abrigo e criadouros animais é considerada crime ambiental (Lei 9.605/98)”.
O informativo foi assinado pela médica veterinária Larissa M. V. Mandaio.
Departamento de Proteção e Bem Estar Animal
WhatsApp: (19) 3877-1505
E-mail: bea@arturnogueira.sp.gov.br
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Artur Nogueira