Secretaria destaca que permanência das crianças, nesse primeiro momento, será reduzida para que as medidas de higiene, ventilação, limpeza e desinfecção sejam rigorosamente cumpridas
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com a Secretaria de Saúde, anunciou a retomada escalonada das 11 creches de Artur Nogueira. O retorno das atividades dos pequenos será gradual e em dois períodos, adotando todas as medidas necessárias para diminuir a circulação do vírus, seguindo as orientações da Vigilância Sanitária (VISA).
As creches voltarão a atender somente os alunos autorizados pelos pais e/ou responsáveis em dois horários: das 7 às 11h ou das 13h às 17h.
A Secretária de Educação Débora Sacilotto e equipe afirmam que não é possível atender todas as crianças nesse primeiro momento o período todo, dadas as modificações necessárias para garantir a segurança dos pequenos. “Primeiramente, começaremos com os maiores do Maternal II, pois recomendações médicas apontam que, quanto mais velha a criança, maior a maturidade do sistema imunológico. Além disso, eles já podem fazer uso das máscaras, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Após o resultado das primeiras semanas da retomada das atividades e de acordo com os critérios sanitários e a evolução da pandemia, vamos passar à entrada das outras crianças: Maternal I, Berçário II e Berçário I, de forma escalonada”, explica a educadora.
A volta ao presencial acontecerá a partir de 23 de agosto com crianças de 3 a 4 anos do Maternal II. Na sequência, os canais oficiais da Prefeitura de Artur Nogueira informarão as datas do retorno das próximas turmas que envolvem o Maternal I (MAT I) com grupo de 2 a 3 anos; Berçário II (BII), 1 ano; e Berçário I (BI), 4 meses a 1 anos.
Antes da reabertura das creches, ocorrerá um período de acolhimento, de 9 a 20 de agosto, aos pais e mães que optaram pelo retorno. As visitas serão agendadas a cada meia hora pelas pajens e/ou educadoras de cada sala e serão oferecidas somente para um responsável e sua criança para não gerar aglomeração.
Vale ressaltar ainda que se constate a necessidade de outras ações visando a prevenção da Covid-19 dentro do ambiente escolar ou fora dele, o plano poderá sofrer alterações a qualquer momento.