5.286 estudantes receberão o benefício que complementa a alimentação diária
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizará a entrega do 3º Kit Merenda Escolar. A distribuição acontece nos dias 29 e 30 de julho, de 8h às 16h30, nas unidades escolares da cidade. O benefício será estendido aos 5.286 alunos da rede municipal de ensino que realizaram o cadastro dentro do prazo estipulado.
Vale destacar que a retirada do kit-Merenda só é possível para quem realizou a inscrição. De acordo com a Administração, a solicitação prévia é necessária para que não haja perda dos alimentos.
Débora Sacilotto é a secretária de Educação do município e destaca que o kit merenda em casa não é uma cesta básica para a família, mas sim para o aluno. “A nossa equipe de nutrição prepara, com todo carinho e cuidado, um kit com cereais, proteínas, frutas e verduras. Essa quantidade é baseada no quanto uma criança consome na escola em suas refeições, nos dias letivos, com o objetivo de levar esses alimentos às residências enquanto estivermos em pandemia”, esclarece a educadora.
O benefício é referente aos meses de junho e julho. Assim, após processo licitatório para a compra de alimentos, 1.105 estudantes das creches municipais, 598 das EMEIs e 3.583 das EMEFs poderão usufruir do kit que contém arroz, feijão, macarrão parafuso, macarrão para sopa, fubá, extrato de tomate, leite em pó, biscoito integral salgado, biscoito doce maisena, óleo de soja, drumet de frango, pão integral, além de legumes e frutas.
O prefeito Lucas Sia (PSD) lembra que já foram entregues milhares de kits até o momento. “Mesmo tendo voltado parcialmente as aulas presenciais, estamos tendo o cuidado de servir a merenda na escola e entregar os kits. Em breve, as aulas retornarão, mas até lá continuaremos tendo esse cuidado com nossos estudantes”, diz.
Os profissionais da Secretaria de Educação comemoraram o resultado da licitação realizada no último dia 15 já que houve uma economia de 30% no valor comparado aos kits anteriores. Além disso, dessa vez, os alimentos serão recebidos em embalagens prontas e entregues ponto a ponto nas unidades educacionais.
“Com esse processo, a Prefeitura conseguiu diminuir a dificuldade na logística de entrega dos alimentos e na montagem dos kits pelas profissionais das escolas, e, atingiu, uma economia expressiva”, comenta a gestão.
KIT MERENDA ESCOLAR
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) não determina uma periodicidade da entrega dos kits. Por isso, o FNDE deixa a critério de cada município essa definição, levando-se em consideração a estrutura para armazenamento dos insumos, logística e todas as particularidades envolvidas.
Em Artur Nogueira, o kit está sendo entregue a cada 2 meses desde o início da pandemia.