Cerimônia restrita aconteceu nesta sexta-feira (13) e reuniu autoridades locais e regionais
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sítio Novo, antiga ETE Stocco, começou a operar nesta sexta-feira (13) durante cerimônia restrita. A inauguração foi realizada pelo Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) e a Prefeitura; e a partir de hoje, o município nogueirense entra para o seleto grupo de cidades do Brasil que realiza o tratamento de 100% do esgoto coletado.
As obras iniciaram em 2014, porém a Estação entrou em operação apenas neste ano de 2021. O momento histórico reuniu autoridades locais e regionais e marca um novo momento da administração do Saean e do Poder Executivo Municipal.
Durante discurso, Lucas Sia (PSD) afirmou que o trabalho em conjunto sempre faz a diferença. “É trabalhando juntos de, mãos dadas, que vamos trazer benefícios à população. Hoje é um marco na história nogueirense: a inauguração da ETE Sítio Novo. Artur Nogueira passa a ter 100% de tratamento no esgoto coletado. Uma grande realização”, comemorou. E enfatizou: “continuaremos trabalhando dessa maneira: com união”.
A presidente e superintendente do Saean, Gabriela Montoya, pontuou que o momento é digno de comemoração. “Foi uma promessa de campanha cumprida e, mais do que isso, um investimento na saúde dos moradores nogueirenses. Essa é uma gestão de mudança. Agradeço a toda a minha equipe e os demais envolvidos nessa vitória”, disse.
A solenidade contou com a presença do deputado estadual Barroz Munhoz (PSB), do deputado federal Vanderlei Marcris (PSDB) e do secretário-executivo da Casa Civil do Governo de São Paulo João Carlos Fernandes. Os deputados Rafa Zilbaldi (PL) e Rogério Nogueira (DEM) foram representados por seus assessores.
Também estiveram no local todos os vereadores (Professor Adalberto, Henrique Teles, Cicinho, Beto Baiano, Neidão do Gás, Zé Pedro Paes, Zé da Elétrica, Nando do Gás, Tenente Marcelo, Zezé da Saúde, Miltinho Turmeiro e Melinho) além de representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Ares-PCJ – Agência Reguladora PCJ e Caixa Econômica Federal.
ETE Sítio Novo
De acordo com o engenheiro civil Nerci Pinto Duarte Junior, a ETE Sítio Novo opera com um sistema de reator aeróbio e anaeróbio de fluxo ascendente. A área utilizada para o processo de tratamento é compacta e apresenta funcionamento moderno e eficiência compatível com a legislação ambiental.
Duarte foi responsável técnico da obra por anos e enaltece que, com a nova capacidade de tratamento de esgoto, Artur Nogueira ganha nova visibilidade. “São poucos municípios que conseguem tratar 100% do esgoto. O Saean, sem dúvidas, terá um grande diferencial, inclusive para ganhar novos recursos, já que a autarquia mostrou sua boa vontade e disposição em melhorar a qualidade dos serviços prestados à população nogueirense”, frisa o engenheiro.
A capacidade da ETE é de 300m³ de esgoto por hora, atendendo cerca de 40 mil habitantes. No entanto, pode ser ampliada.