Com direito à transmissão, cerimônia de apresentação da ETE será restrita e reunirá autoridades regionais
O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) e a Prefeitura Municipal inauguram, nesta sexta-feira (13), às 12h, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sítio Novo, antiga ETE Stocco. A cerimônia restrita seguirá todos os protocolos sanitários e reunirá autoridades regionais. A população poderá acompanhar a inauguração de casa, já que a mesma será transmitida com exclusividade pelo Portal Nogueirense.
As obras iniciaram em 2014, porém a Estação entrou em operação apenas neste ano de 2021 após conclusão do empreendimento pela nova administração do Saean. Com o término da ETE, 100% do esgoto coletado em Artur Nogueira será tratado.
A presidente e superintendente do Saean, dra Gabriela Montoya, conta que, de 2014 a 2021, a autarquia passou por inúmeros desafios até concluir o investimento. “Ao longo dos últimos anos, aconteceram algumas dificuldades que atrasaram a entrega das obras, como problemas em liberação de verbas e diversos furtos de equipamentos da ETE”, descreve.
Apesar disso, Gabriela afirma que assim que assumiu a presidência do Saean, firmou um compromisso em entregar a ETE em pleno funcionamento. Assim, em 7 meses, a promessa foi cumprida. “Esse é um marco histórico em nossa cidade, principalmente com relação à preservação do Meio Ambiente. Acreditamos que investir em tratamento de esgoto, é investir em qualidade de vida e na saúde dos nogueirenses. Fico muito feliz com mais essa vitória”, comemora a presidente.
A ETE Sítio Novo tem capacidade para tratar 67% do esgoto local, já a ETE Três Barras (inaugurada em 2016) opera tratando 33%. Dessa forma, o município nogueirense entra para o seleto grupo de cidades do Brasil que realiza o tratamento de 100% do esgoto coletado.
Lucas Sia (PSD), prefeito de Artur Nogueira, afirma que a cidade segue se desenvolvendo mês após mês. “Para o município, essa é uma grande vitória. Estamos inaugurando um sistema moderno, compacto, eficaz e de um incrível pioneirismo. Tratar 100% do esgoto coletado é algo importantíssimo que nos coloca em destaque na região, no Estado de São Paulo e, também, no país. Agradeço a todos os envolvidos nesse empreendimento”, pontua. E acrescenta, “ganha a população que contará com um serviço de tratamento de esgoto de qualidade”.
ETE Sítio Novo
De acordo com o engenheiro civil Nerci Pinto Duarte Junior, a ETE Sítio Novo opera com um sistema de reator aeróbio e anaeróbio de fluxo ascendente. A área utilizada para o processo de tratamento é compacta e apresenta funcionamento moderno e eficiência compatível com a legislação ambiental.
Duarte foi responsável técnico da obra por anos e enaltece que, com a nova capacidade de tratamento de esgoto, Artur Nogueira ganha nova visibilidade. “São poucos municípios que conseguem tratar 100% do esgoto coletado. O Saean, sem dúvidas, terá um grande diferencial, inclusive para ganhar novos recursos, já que a autarquia mostrou sua boa vontade e disposição em melhorar a qualidade dos serviços prestados à população nogueirense”, frisa o engenheiro.
A capacidade da ETE é de 300m³ de esgoto por hora, atendendo cerca de 40 mil habitantes. No entanto, pode ser ampliada.
Licença de operação
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), agência do Governo do Estado de São Paulo responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de sujeira concedeu a licença de operação a título precário da ETE Sítio Novo e emitirá, em alguns dias, a licença definitiva.