GCM moderniza e integra programa Muralha Paulista para combater a criminalidade

Através de câmeras de segurança e inteligência artificial, iniciativa estadual permite identificar suspeitos de forma mais eficaz

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Artur Nogueira integrará o programa Muralha Paulista lançado pelo Governo Estadual. A iniciativa utiliza tecnologia de ponta para monitorar a cidade e combater a criminalidade de forma ainda mais eficaz.

Com a adesão ao programa, as câmeras de monitoramento da cidade serão integradas a um sistema que utiliza inteligência artificial para analisar as imagens em tempo real. Isso permitirá que a GCM identifique comportamentos suspeitos e veículos roubados, por exemplo, e tome medidas cabíveis de forma mais rápida.

O secretário de Segurança, Roberto Daher, explica como o sistema funciona: “As imagens das câmeras de monitoramento da cidade são enviadas a um banco de dados, onde são analisadas por inteligência artificial. Ali, a tecnologia identifica comportamentos suspeitos, veículos roubados, entre outros, e rapidamente notifica a GCM, que toma as medidas cabíveis, como abordagens e apreensões”.

Daher acrescenta que o sistema permite acesso a bancos de dados, registros criminais, ocorrências de pessoas desaparecidas, emissão de alertas de leituras de placas, análise de crimes recorrentes e veículos suspeitos. “Tudo isso facilitará o trabalho da guarda no município”, conclui.

APLICATIVO PARA CELULAR

Os guardas terão acesso a um aplicativo para celular que permitirá que eles visualizem as imagens das câmeras em tempo real e recebam notificações, para que a ocorrência seja atendida o mais rápido possível.

CENTRAL DE MONITORAMENTO EM TEMPO REAL

Desde 2023, Artur Nogueira conta com uma central de monitoramento em tempo real. A central permite o acompanhamento de todas as câmeras de segurança instaladas nas 24 escolas municipais e em outros pontos da cidade, o que possibilita uma rápida intervenção em caso de qualquer situação suspeita ou de emergência.

Para o prefeito Lucas Sia, a adesão ao programa ampliará o excelente trabalho que já estava sendo realizado em Artur Nogueira. “A segurança de nossa cidade é uma prioridade, e continuaremos investindo e aprimorando nossos recursos para garantir que todos se sintam seguros aqui”, ressalta.

Previous Prefeitura sela parceria com UniCesumar com desconto de até 70% para servidores públicos