No dia de luta contra a AIDS, Prefeitura divulga ações de prevenção

Autotestes são distribuídos de forma gratuita no Centro de Infectologia; campanha oferece testes rápidos nas unidades de 01 a 07/12

Nesta sexta-feira (1º), quando se celebra o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, a Prefeitura de Artur Nogueira reforça o compromisso com a saúde, e convida a população a se envolver ativamente na prevenção do HIV, buscando informação, realizando testes e promovendo práticas seguras.

A Prefeitura tem desempenhado um papel proativo na promoção da saúde e na prevenção do vírus, e uma das iniciativas destacadas é a distribuição de autotestes  – ferramentas essenciais na detecção precoce do HIV, permitindo que as pessoas conheçam seu status sorológico de maneira confidencial e conveniente.

Eles estão disponíveis para retirada no Centro de Infectologia de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Qualquer pessoa interessada em realizar o teste pode se dirigir ao local e receberá orientações detalhadas sobre como realizar o procedimento corretamente em casa.

Milena Sia Perin, responsável técnica pela equipe de enfermagem, destaca a importância da iniciativa. “A conscientização e a prevenção são fundamentais para criar uma comunidade saudável e livre do estigma associado ao HIV/AIDS”, ressalta.

CAMPANHA FIQUE SABENDO

A campanha estadual “Fique Sabendo” de 2023 está sendo realizada nas unidades de saúde do município, nos dias 01, 04, 05, 06 e 07 de dezembro.

O objetivo da campanha é disponibilizar testes rápidos de HIV e sífilis, viabilizando o acesso aos testes com garantia de sigilo, segurança e, posteriormente, o tratamento; além de reforçar as medidas de prevenção ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Os testes estão disponíveis nos postos de saúde do São João dos Pinheiros; Jardim do Lago; Blumenau; Rural; Terezinha Vicensotti; Coração Criança; Planalto; São Vicente; Sacilotto e Trabalhadores/Ipês e Laranjeiras.

Previous Ingresso solidário do Miss Artur Nogueira Mirim 2023 pode ser retirado até sexta