Prefeitura comemora Dia do Idoso com chá, dança e contação de história
Idosos do Projeto Tempo Feliz tiveram uma tarde cheia de atividades, envolvendo integração e diversão
A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizou um delicioso “Café da Tarde” em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, nesta segunda-feira (03). A data foi celebrada em 01 de outubro, com objetivo de ampliar o olhar e à atenção para este grupo.
A iniciativa, que também marcou o retorno das atividades do Projeto Tempo Feliz, aconteceu na sede do SCFV e contou com um programa recheado, envolvendo integração e diversão. “Os idosos puderam desfrutar de uma bela história contada pela Damaris – coordenadora pedagógica municipal, através do projeto Sala de Leitura”, disse o secretário Amarildo Boer.
A educadora Evalda Maria Santiago Pereira acrescenta que os idosos também resgataram memórias por meio de danças com músicas da época da juventude. “Juntos encerraram o evento com um delicioso chá, e não teve chuva que impedisse tanta alegria e diversão com esta turminha maravilhosa”, comentou.
PROGRAMA TEMPO FELIZ
O projeto Tempo Feliz foi criado há mais de 10 anos e desenvolve ações com cerca 30 idosos acima de 60 anos e que se encontram em vulnerabilidade social. A iniciativa tem o objetivo de proporcionar elevação de autoestima, desenvolvimento motor, sociabilidade, autonomia e protagonismo – contribuindo assim, para um processo de envelhecimento saudável e ativo.
As ações são desenvolvidas pela secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio do SCFV, e são coordenadas pela educadora Evalda Maria Santiago Pereira, e pela assistente social Tereza de Fátima Elero Fernandes.
Dentre os serviços oferecidos pelo programa estão atividades manuais, atividades físicas e nutricionais, passeios e promoção da cidadania. Os idosos são encaminhados pelos serviços do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
São atendidos pelos programas idosos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC); idosos de famílias beneficiárias de Programas de Transferência de Renda; e idosos com vivências de isolamento por ausência de acesso a serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário e cujas necessidades, interesses e disponibilidade indiquem a inclusão no serviço.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Artur Nogueira