Prefeitura instrui produtores sobre práticas de manejo para conservação do solo e água
Ação envolveu as secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, além da CATI Regional Mogi Mirim; produtores também foram orientados sobre o Cadastro Ambiental Rural
Durante reunião nesta quinta-feira (05) no Salão Nobre da Câmara Municipal, a Prefeitura de Artur Nogueira instruiu produtores e proprietários rurais das microbacias dos Córregos Amarais e Cotrins sobre a importância da conservação do solo e da água, além da atualização do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A ação envolveu as secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, além da Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (CATI) Regional Mogi Mirim.
O Secretario de Agricultura Odair Boer e a Secretaria de Meio Ambiente Tamiris Artuzi abriram o evento e deram as boas vindas aos produtores e técnicos presentes. Ambos ressaltaram a importância da ação coletiva para que no dia-a-dia as práticas conservacionistas sejam adotadas nas propriedades, de forma que a água seja protegida e não venha a faltar.
PALESTRAS
O evento contou com duas palestras técnicas apresentadas pelo Eng.º Agrº Luiz Antônio Dias de Sá e pelo Eng.º Agrº Antônio Marcos Alves de Oliveira, ambos da CATI.
A primeira palestra foi conduzida pelo Eng.º Agrº Luiz Antônio, que procurou apresentar e ressaltar aos produtores a importância de práticas de manejo para conservação do solo e água. Durante a apresentação, os produtores puderam entender que ao não realizar marcações de terraços e curvas de nível nas áreas cultiváveis, ocasionam prejuízos como erosão e assoreamento de nascentes.
A segunda palestra foi conduzida pelo Eng.º Agrº Antônio, que abordou a temática sobre as novas atualizações do CAR, apresentadas pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo neste ano de 2022. Os produtores foram instruídos a procurar a Casa de Agricultura de Artur Nogueira para apoio no processo de atualização do cadastro e para adesão ao Plano de Restauração Ambiental (PRA) das propriedades, para que desta forma, atendam as normativas ambientais em suas propriedades.
O prazo para estas adequações é até 30 de dezembro de 2022 e os atendimentos de apoio da equipe técnica da Casa de Agricultura de Artur Nogueira será realizado através de agendamentos prévios.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Artur Nogueira