Prefeitura oferece transporte para PCDs emitirem Laudo Caracterizador
Um mutirão será realizado em Campinas no próximo dia 28 de junho; inscrições devem ser feitas até esta terça-feira (14), no Poupatempo
Pensando no acesso e permanência das pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho, a Prefeitura de Artur Nogueira tem apoiado ações de emissão gratuita de Laudo Caracterizador de Deficiência. O Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) de Campinas está com inscrições abertas para um mutirão que será realizado no próximo dia 28 de junho e, para garantir que todos tenham acesso a ação, a Administração Municipal oferecerá transporte gratuito até o local de exame.
Para tanto, é necessário que o morador se inscreva no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Artur Nogueira até o dia 14 de junho. O PAT está localizado no Poupatempo, na Rua Alice Pereira Mansur, Nº 51, Vila Queiroz. As inscrições também podem ser feitas por telefone, através do número (19) 3827-5429.
O local e horário de saída para o mutirão serão informados posteriormente via telefone.
IMPORTÂNCIA DO LAUDO
O laudo médico caracterizador é necessário para pessoas com deficiência que desejam se inscrever no Programa Meu Emprego Inclusivo, do governo estadual.
Com o indicativo das alterações e impedimentos nas funções e estruturas do corpo (física, auditiva, visual, intelectual e psicossocial), limitações, desempenho e necessidades de apoio, o Laudo Caracterizador de Deficiência está apoiado no Índice Brasileiro de Funcionalidade, que visa ampliar o olhar das empresas a respeito das capacidades laborais do indivíduo, em conjunto com a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).
O documento auxiliará tanto no mapeamento das habilidades e perfis profissionais quanto na metodologia do emprego apoiado, gerando oportunidades e qualificação ao segmento. Importante destacar que o laudo realizado não garante a contratação do PCD.
A iniciativa faz parte do programa estadual Meu Emprego Inclusivo, fruto da parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e será realizada pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), com apoio da Associação de Educação do Homem de Amanhã – Guardinha de Campinas.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Artur Nogueira