Procon orienta consumidores para não cairem em armadilhas na Black Friday

Órgão de defesa alerta para golpes, descontos fakes e comprometimento do orçamento

Com a chegada da Black Friday 2022, evento em que o comércio varejista promove descontos e ofertas, o Procon de Artur Nogueira traz algumas recomendações para que o consumidor tenha alguns cuidados ao aproveitar as promoções.

De acordo com o órgão, em 2021, mais de 700 reclamações foram registradas no Procon-SP, sendo os principais motivos atraso ou não entrega do produto; pedido cancelado, mudança de preço, maquiagem de desconto e indisponibilidade do produto ou serviço.

Antes de comprar

É fundamental ponderar se a compra de determinado item, ainda que em valor promocional, cabe no bolso e não irá comprometer o orçamento.

Recomenda-se que o consumidor faça uma pesquisa de preços do produto que pretende comprar e avalie se o preço anunciado – incluindo frete e juros, em caso de parcelamento – vale mesmo a pena.

Ao comprar pela internet, o consumidor deve estar alerta para a existência de sites e perfis de redes sociais falsos ou aqueles que oferecem ofertas enganosas. Os dados do fornecedor devem ser checados antes de qualquer compra ou contratação – observar se a empresa tem endereço físico, consultar o CNPJ no site da Receita Federal e verificar se foi criada há poucos dias são medidas importantes.

Também é recomendável consultar a lista “Evite esses Sites” disponibilizada no site do Procon-SP (http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php).

O consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor, não deve clicar em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens. É ele quem deve buscar o fornecedor por sua iniciativa, acessando as páginas oficiais.

Pagamento

Ao fazer o pagamento de uma compra por meio do boleto bancário, o consumidor deve conferir todos os dados antes de finalizar o pagamento – como o nome da empresa, data, CNPJ etc. Ao pagar via Pix, o destinatário do pagamento também deve ser conferido atentamente.

Prazo de arrependimento

É direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor a devolução do item adquirido fora do estabelecimento comercial, no prazo de sete dias da compra ou da entrega; nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.

Problemas com a compra

O consumidor que após sua compra tiver problema com atraso, não entrega ou outras questões, deve entrar em contato com a empresa e registrar sua demanda. Caso não consiga uma solução, pode procurar o Procon Municipal de Artur Nogueira ou ainda o Procon-SP no atendimento online, pelo site (http://www.procon.sp.gov.br/espaco-consumidor/) ou Aplicativo (ProconSP).

Procon Artur Nogueira

O Procon de Artur Nogueira fica na  Rua Alice Pereira Mansur, nº 51 – Jd. Amaro, dentro do Posto do Poupatempo. O telefone é o 3827-9700 – ramal 9810.

O atendimento presencial é de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h. Sexta Feira: 9h às 12h (13h às 16h somente audiências conciliatórias). Dúvidas e orientações podem ser feitas por telefone ou e-mail (procon@arturnogueira.sp.gov.br).

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Artur Nogueira

Previous Prefeitura apoia XV Festival de Artes da Casa do Caminho

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Artur Nogueira

Rua XV de Novembro, 1400 – Bairro Planalto
Artur Nogueira-SP
CEP: 13165-025

FALE CONOSCO

Telefone: (19) 3827-9700

E-mail: ouvidoria@arturnogueira.sp.gov.br

Horário de Funcionamento: Seg. – Sex: 8h às 17h

© 2023 Prefeitura de Artur Nogueira. Cuidando do Presente, Pensando no Futuro.
Desenvolvimento Agência m.mais

Pular para o conteúdo