Saúde volta a alertar para risco de reintrodução da Poliomielite

Doença pode causar sequelas irreversíveis; vacinação contra a pólio é disponibilizada em 8 salas de vacina da cidade

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, volta a alertar a população sobre o risco de reintrodução da Poliomielite. Apesar da doença estar erradicada no país – sem casos registrados desde 1989, a baixa cobertura vacinal tem preocupado especialistas.

O risco foi sinalizado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), e repassado aos municípios pelo Governo do Estado de São Paulo. Desde então, os municípios, incluindo Artur Nogueira, têm feito uma força-tarefa para alcançar o público ainda não vacinado, por meio de horários ampliados nas salas de vacinas, Dia D, campanhas nas escolas e em eventos.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Milena Sia Perin, a cidade nogueirense imunizou 72,8% do público de 1 a 4 anos. A meta, no entanto, é vacinar 95% das crianças.

“A pólio pode causar paralisia irreversível e, em alguns casos, pode ser até fatal. Felizmente, a doença pode ser prevenida por meio da vacina. Por isso, o nosso apelo é que os pais e responsáveis vacinem nossas crianças e, dessa forma, as protejam”, enfatizou Milena.

A vacinação contra a pólio é voltada às crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante (que é aplicado aos 2, 4 e 6 meses de idade, via injeção intramuscular). Especialistas também incentivam a aplicação da dose de reforço, que acontece por meio da conhecida gotinha.

Child with multiple disabilities in a wheelchair enjoying the day outdoors in the park. people with disability concept.

Em Artur Nogueira, a vacinação contra a Paralisia Infantil acontece em oito salas de vacinas. São elas: Blumenau, São Vicente, Bom Jardim, Jardim do Lago, Sacilotto, Coração Criança, Teresinha Vicensotti e Espaço Mãe e Filho. Os pais e/ou responsáveis devem apresentar a carteirinha de vacinação no momento do recebimento da dose.

SEQUELAS IRREVERSÍVEIS

As sequelas da doença estão relacionadas com a infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus. Normalmente, são sequelas motoras e que não têm cura. As principais são: problemas nas articulações; pé torto; crescimento diferente das pernas; osteoporose; paralisia de uma das pernas; paralisia dos músculos da fala e da deglutição; dificuldade para falar; atrofia muscular e hipersensibilidade ao toque.

Dados da OPAS mostram que uma em cada 200 infecções pelo poliovírus resultam em paralisia irreversível (geralmente das pernas). Entre as pessoas acometidas pela doença, de 5% a 10% morrem por paralisia dos músculos respiratórios.

“Enquanto houver uma criança infectada, crianças de todos os países correm o risco de contrair a poliomielite. Se a doença não for erradicada, podem ocorrer até 200 mil casos no mundo a cada ano, dentro do período de uma década”, informou a Opas.

O Brasil recebeu o certificado de eliminação da pólio em 1994. Entretanto, a Opas alerta que, até que a doença seja erradicada no mundo, há risco de casos importados e, consequentemente, de o vírus voltar a circular em território brasileiro. “Para evitar isso, é importante manter as taxas de cobertura vacinal altas e fazer vigilância constante”, acrescentou.

*Com informações da Agência Brasil

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Artur Nogueira

Previous Papai Noel chega em Artur Nogueira

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Artur Nogueira

Rua XV de Novembro, 1400 – Bairro Planalto
Artur Nogueira-SP
CEP: 13165-025

FALE CONOSCO

Telefone: (19) 3827-9700

E-mail: ouvidoria@arturnogueira.sp.gov.br

Horário de Funcionamento: Seg. – Sex: 8h às 17h

© 2023 Prefeitura de Artur Nogueira. Cuidando do Presente, Pensando no Futuro.
Desenvolvimento Agência m.mais

Pular para o conteúdo