Confira também as taxas de ocupação em leitos de emergência, observação e enfermaria
A Prefeitura de Artur Nogueira anuncia que as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Covid estão lotadas no município. Desde o início da pandemia, os pacientes são encaminhados para dois tipos de leitos: os de enfermaria e os de urgência e emergência. As internações são feitas de acordo com as complicações do paciente.
Confira as taxas de ocupação no Hospital Bom Samaritano e Pronto-socorro municipal:
Hospital Bom Samaritano
Emergência: 66% ocupado (2 dos 3 leitos ocupados)
Observação: 75% ocupado (6 dos 8 leitos ocupados)
Enfermaria: 100% ocupado (6 leitos ocupados)
Uti: 100% ocupado (5 leitos ocupados)
Pronto-socorro
Emergência: 0% de ocupação (1 leito vago)
Observação: 57% ocupado (4 dos 7 leitos ocupados)
ENFERMARIA X URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Conforme o diretor clínico do município, Dr. Wilson Andrade Barbosa, nos caso dos leitos de enfermaria, os pacientes ficam internados sem necessidade de cuidados extremos, e os tratamentos intensivos são realizados caso o quadro de saúde desses pacientes piore. Nesses leitos, os enfermos requerem o uso de oxigênio, terapia e medicação, por exemplo.
Já os leitos de urgência e emergência, funcionam como leitos de série intensiva, onde todas as emergências da cidade chegam.
OBRAS PRIVADAS DE NOVOS LEITOS NO HBS
Devido ao aumento de casos e óbitos por Covid-19 no município, a Prefeitura de Artur Nogueira negocia novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que serão instalados no Hospital Bom Samaritano (HBS). As obras privadas de reforma para as novas instalações já foram iniciadas.
Com a ampliação, a rede pública de Artur Nogueira contará com um total de dez leitos exclusivos para pacientes de Covid-19. Cinco dos dez leitos foram adquiridos via repasse do Governo do Estado de São Paulo no início do ano e são utilizados via Central de Regulação e Ofertas de Serviços de Saúde (Cross). Nesta nova negociação, o município receberá outros dois leitos via Cross, além de outros três que podem ser adquiridos pela Prefeitura para atendimento exclusivos de moradores de Artur Nogueira.
Vale ressaltar que, apesar de todos os esforços empenhados para a ampliação, a população precisa seguir medidas preventivas, como distanciamento social, uso correto de máscara e higienização frequente das mãos.