Outubro Rosa: Prefeitura convoca mulheres para exame de mamografia

Pacientes devem procurar Posto de Saúde Familiar (PSF) da qual fazem parte e solicitar agendamento do exame

Adiantando as ações do Outubro Rosa – mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama -, a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Saúde, convoca mulheres a realizarem o exame de mamografia. O procedimento preventivo será feito mediante agendamento.

De acordo com a secretária Ângela Pulz Delgado, as pacientes deverão se dirigir até o Posto de Saúde Familiar (PSF) da qual fazem parte, e então solicitar a mamografia. A prioridade são mulheres com mais de 40 anos e que nunca realizaram o procedimento, ou aquelas que realizaram o exame há mais de dois anos.

“O indicado é que o público feminino faça a mamografia a cada dois anos. No entanto, caso a paciente tenha realizado o exame em um prazo menor, mas apresente laudo indicando a necessidade de um novo, nós também iremos agendar”, explicou Angela.

HORÁRIO ESTENDIDO

A Coordenadora da Atenção Básica, Soraya Cardoso, explica que, para suprir a demanda, a equipe de Saúde estenderá o horário de atendimento do Centro de Especialidades (CEM) – onde a mamografia é feita.

“A paciente será informada no próprio PSF sobre o dia e horário do exame. Temos organizado uma força-tarefa para que o maior número possível de mulheres sejam atendidas. Queremos conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, e oportunizar a realização de exames preventivos, com a meta de zerar a demanda existente”, enfatizou.

IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA

Segundo especialistas, a mamografia é um exame que identifica microcalcificações, que são pequenos cristais de cálcio que se depositam em lugares diversos do corpo, assimetrias, nódulos ou lesões nas mamas, que não seriam possíveis de identificar com a simples palpação.

Ângela comenta que o exame deveria se tornar uma rotina na vida da mulher e enfatiza a importância dele. “A mamografia é a chave para o tratamento de câncer de mama ser bem-sucedido. Através do exame é possível detectar a doença no início, prevenindo que o caso se agrave e garantindo a saúde da paciente”.

A secretária salienta que, no dia da mamografia, alguns cuidados devem ser tomados. “Tem todo um preparo que a pessoa deve ter, tais como tomar banho, não passar hidratante ou desodorante, e ir com roupas confortáveis. O uso de qualquer cosmético no dia pode atrapalhar a identificação de possíveis nódulos”, disse.

CONFIRA A RELAÇÃO DE PSFs  NO MUNICÍPIO 

-PSF Blumenau
-PSF Bom Jardim
-PSF Coração Criança
-PSF Jardim do Lago
-PSF Laranjeiras
-PSF Planalto
-PSF Rural
-PSF Sacilotto
-PSF São João dos Pinheiros
-PSF São Vicente
-PSF Terezinha Vicensotti
-PSF Parque dos Trabalhadores/Ipês

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Artur Nogueira

Previous Sem reparos há anos, Prefeitura reforma vestiários de Estádio

Deixe seu comentário

Siga nos nas Redes Sociais

Siga-nos nas Redes Sociais

Prefeitura Municipal de Artur Nogueira

Rua XV de Novembro, 1400 – Bairro Planalto
Artur Nogueira-SP
CEP: 13165-025

FALE CONOSCO

Telefone: (19) 3827-9700

E-mail: ouvidoria@arturnogueira.sp.gov.br

Horário de Funcionamento: Seg. – Sex: 8h às 17h

© 2023 Prefeitura de Artur Nogueira. Cuidando do Presente, Pensando no Futuro.
Desenvolvimento Agência m.mais

Pular para o conteúdo