Prefeitura investe na capacitação de profissionais e inaugura Centro de Costura

Espaço foi equipado com 32 máquinas de costura e abrigará cursos de qualificação e profissionalização; inauguração aconteceu nesta quinta-feira (01)

Gerando mão de obra qualificada e oportunizando novos empregos, a Prefeitura de Artur Nogueira inaugurou o Centro de Treinamento de Corte e Costura, na tarde quinta-feira (01). O local abrigará cursos de capacitação e profissionalização para moradores que buscam uma chance no mercado de trabalho.

Participaram da cerimônia o prefeito Lucas Sia, o vice Davi Fernandes, a chefe de Gabinete Mayra Barbosa, a primeira-dama e presidente do Fundo Social Simone Sia Rissato, o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social Amarildo Boer, vereadores, secretários municipais, alunos da 1ª turma do Centro de Treinamento e população em geral.

Representando as parcerias privadas, também estiveram na inauguração Paulo Campinas, Antônio Claudio de Sousa, Felippe Paradello e José Roberto Landucci, da empresa Teka. Já a Embrasa foi representada por Ricardo Vivolo e Raquel Greter.

Para o prefeito Lucas Sia, a inauguração só foi possível através do trabalho conjunto. “Desde que assumimos a Prefeitura, reativar o Centro de Corte e Costura se tornou um projeto e uma missão. Unimos forças e contamos com a parceria do Governo de São Paulo e de empresas municipais”, disse.

Para atender a demanda com excelência, o Centro de Treinamento foi equipado com 32 máquinas de costura, além de mesas de corte. “Muito mais que uma escola, esse espaço será uma oportunidade para as empresas municipais contarem com mão de obra capacitada – cujas demandas são cada vez maiores e urgentes; e para muitos moradores se profissionalizarem ”, continuou Sia.

GERAÇÃO DE EMPREGO

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Amarildo Boer, ressalta que este será mais um espaço de aprendizagem e qualificação. “Ele abrirá portas para o mercado de trabalho e incentivará o empreendedorismo e desenvolvimento de potencialidades, proporcionando aos mais vulneráveis uma oportunidade de trabalho digno e desenvolvimento social”, destacou.

O Centro está atrelado à pasta de Assistência e Desenvolvimento Social e ao Fundo Social de Solidariedade, e o processo de ativação contou com parceria da secretaria de Administração. Além disso, houve apoio da empresa Embrasa, que se dispôs a arcar com a manutenção das máquinas; e da Teka Tecelagem Kuehnrich S.A, que fez a doação da mesa de corte.

Ricardo Vivolo, da Embrasa, reafirma a continuidade da parceria. ”Com certeza, todos que concluírem o curso terão uma oportunidade de passar em nosso RH. É uma mão de obra muito importante para nossa empresa. E gostaríamos muito de tê-los como parceiros”, disse. A parceria também foi confirmada por representantes da TEKA, que destacaram estar de portas abertas.

O Centro de Treinamento de Corte e Costura está localizado na Rua Angelo Tebaldi, Nº 97, no Jardim Planalto.

CURSO DE COSTUREIRO

Entre os dias 05 de setembro e 05 de outubro, o Centro de Treinamento abrigará aulas do curso Costureiro e Costureiro Avançado – oferecido em parceria com o Governo do Estado, e que já conta com 40 pessoas matriculadas e com lista de espera para novas turmas.

Para tanto, haverá uma professora especializada, que irá capacitar os participantes quanto às técnicas de costura industrial, habilitando a operar máquinas (reta e overloque) através de exercícios em tecido plano e malha.

Na opção “Costureiro Avançado”, os alunos com noção de costura básica aprenderão as técnicas de costura para conserto, ajuste de roupas, e customização de peças do vestuário, desde a marcação até o acabamento.

Novas aberturas de turmas e disponibilidades de outros cursos serão divulgadas pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura.

Previous Prefeitura inaugura Centro de Treinamento de Corte e Costura