Semana do Trânsito envolve atividades educativas sobre leis e sinalizações de trânsito em nove escolas municipais

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da secretaria de Trânsito, iniciou, nesta segunda-feira (27), as atividades educativas sobre leis e sinalizações de trânsito nas escolas municipais, integrando a Semana Nacional do Trânsito. A iniciativa acontecerá em nove unidades escolares do município e se estenderá por cerca de um mês, até que todas sejam atendidas. A abertura aconteceu na EMEF Elysiário Del’Álamo, no Jardim Sacilotto.

Durante as visitas nas escolas, a agente de trânsito Elenice Bonadiman desenvolverá dinâmicas educativas, como o famoso “Passa e Repassa”, um jogo de perguntas e respostas sobre as leis de trânsito; além de um circuito, onde os alunos realizarão um percurso sinalizado por placas, semáforo e sinalização.  A programação de abertura realizada nesta segunda-feira contou ainda com participação do mascote “Apitonildo”, interpretado pelo guarda municipal de trânsito Gerson Jorge da Silva.

Elenice destaca a importância da ação para as crianças. “As leis de trânsito são para todos, mas, ainda assim, não é algo abordado com frequência. Como a escola é um local de aprendizado, achamos viável que a semana do trânsito fosse abordada em sala de aula, pois será um momento oportuno para que as crianças aprendam sobre esse assunto”, disse.

O secretário Dr. Roberto Daher  ressalta que “é uma honra compartilhar conhecimento, principalmente com crianças que, nesta fase, conseguem fixar as informações de forma mais rápida. Essa ação nos ajudará a formar cidadãos mais conscientes e um condutor mais responsável”, enfatizou Daher.

Outras ações

Além das atividades educativas nas escolas, visando a conscientização dos moradores sobre a condução de veículos de forma cautelosa e defensiva, os agentes de trânsito farão abordagens aos motoristas, onde darão maior ênfase à educação dos condutores, principalmente no que diz respeito ao uso do cinto de segurança, tráfego nas mãos corretas das vias públicas, sinalização, além de alertar os condutores nogueirenses sobre o uso de celular e outros equipamentos enquanto conduzem veículos.

“Ainda durante a abordagem os agentes irão conscientizar os motoristas sobre não dirigir veículos sob o efeito de álcool, que hoje é uma das principais causas de acidentes. Estamos confiantes de que esse trabalho surtirá efeitos significativos, em especial ao realizado nas escolas, já que os filhos e netos são grandes influenciadores junto a seus pais e avós”, destacou Adhemar da Silva Barros, diretor de Trânsito.

Previous Saean protocola pedido de verba para projeto da barragem do Córrego Poquinha