Censo 2022: Prefeitura destaca importância da pesquisa e incentiva colaboração de nogueirenses

Pesquisa de campo foi prorrogada; participação da população é fundamental para o levantamento dos dados socioeconômicos e para o planejamento eficaz de políticas públicas

A pesquisa de campo do Censo Demográfico de 2022 foi prorrogada em Artur Nogueira. Inicialmente, o encerramento estava agendado para o fim de outubro. No entanto, com parte da coleta ainda em andamento, o Censo 2022 precisou ser prorrogado, e os recenseadores atuarão em campo até dezembro em todo o país.

A Prefeitura de Artur Nogueira orienta os moradores a recepcionarem os recenseadores – sempre uniformizados, e a responderem corretamente os questionários apresentados. “A participação da população é fundamental para o levantamento dos dados socioeconômicos e para o planejamento eficaz de políticas públicas”, enfatizou o Executivo Municipal.

Com os trabalhos iniciados em 1º de agosto, o Censo Demográfico do IBGE é a pesquisa estatística mais importante realizada no Brasil. Este é o único trabalho censitário que visita todos os 89 milhões de domicílios dos 5.570 municípios espalhados pelo território nacional. Ao todo, 140 mil recenseadores trabalham na campanha, sendo que 125 estão em Artur Nogueira.

Desde o início da operação até a quarta-feira (05/10), 32,8% da população de Artur Nogueira havia sido recenseada, 28,8% estavam em andamento e 38,4% não tinham sido iniciadas. Os dados são do site oficial do órgão.

Vale destacar que a aplicação do questionário não dura mais de 15 minutos.

Qual a utilidade do Censo realizado pelo IBGE?

Além de contabilizar a população brasileira, os números do Censo também fornecem informações sobre frequência à escola, renda, taxa de ocupação, cobertura de coleta de lixo, saneamento, energia pública e acesso à internet. Todos esses dados são de crucial importância para que o governo e entidades do terceiro setor possam elaborar políticas públicas. Além disso, as referências disponibilizadas pela pesquisa do IBGE também são utilizadas em trabalhos acadêmicos e para a organização de planos estratégicos em empresas privadas.

Precisamos da sua ajuda para a conclusão do Censo 2022

O Censo 2022 é um trabalho significativo para o país. Até a última semana de setembro, cerca de 103 milhões de brasileiros (algo próximo de 45% da população) foram recenseados. No entanto, muito mais pode ser feito para a conclusão dessa pesquisa de extrema relevância para a melhoria da sociedade brasileira. Para se ter uma ideia, durante o último Censo, realizado em 2010, 92 milhões de pessoas foram recenseadas apenas no primeiro mês da operação, número equivalente a 48% da população no período.

Previous 2ª Feira do Verde acontece neste final de semana