Cerimônia e homenagens marcam 42 anos da Guarda Civil Municipal

Celebração aconteceu na manhã desta sexta-feira (21), na Réplica da Estação, e reuniu guardas, delegados, autoridades locais e regionais

A Prefeitura de Artur Nogueira celebrou o aniversário de 42 anos da Guarda Civil Municipal (GCM) na manhã desta sexta-feira (21). O evento festivo contou com cerimonial que abordou a fundação e trajetória da GCM na cidade, e prestou homenagens à corporação policial e às figuras ligadas ao surgimento e desenvolvimento da GCM.

Prestigiaram a celebração de aniversário o prefeito Lucas Sia, o vice Davi Fernandes; secretários municipais e vereadores; o deputado e delegado Bruno Lima; o delegado de Artur Nogueira Felipe Carvalho; o delegado seccional de Piracicaba Américo Rissato; além de representantes da segurança das cidades de Araras, Estiva Gerbi, Paulínia, Charqueada, Mogi Mirim, Itupeva, Piracicaba, Salto, Rio Claro, Rafard, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse, Santo André e Holambra.

A cerimônia também contou com a participação de dezenas de guardas civis municipais, que foram homenageados pelos serviços prestados ao município – desde a proteção de autoridades públicas até a manutenção de bens e prevenção de crimes. Os agentes receberam da secretaria municipal um troféu de agradecimento pelas atividades desempenhadas com honra, lealdade e disciplina.

O prefeito Lucas Sia elogiou a atuação dos agentes durante esses 42 anos. “A Guarda Municipal é um instrumento essencial para a proteção do nosso patrimônio e de nossa população. A corporação nogueirense é formada por profissionais de altíssimo nível e que são empenhados com seu trabalho. Essa celebração é mais do que merecida”, disse.

O secretário de Segurança Roberto Daher também estendeu agradecimentos à corporação. “Parabéns a Guarda Civil Municipal pelos seus 42 anos de serviço à cidade. Parabéns pelo empenho em manter Artur Nogueira entre os municípios mais seguros do Brasil”, parabenizou.

O evento foi encerrado com muitas felicitações, um delicioso café da manhã, e em um ambiente de total confraternização.

HISTÓRIA DA GUARDA

Além dos guardas, a Secretaria Municipal de Segurança homenageou o empresário, ex-vereador e ex-secretário da Associação Comercial (Acean), Rieli Duzzi. Isso porque, na época em que exercia a função de secretário da Acean e vereador, em 1980, o empresário esteve à frente das ações que pediam a criação da corporação policial.

Por intercessão e indicação de Rieli, o então prefeito de Artur Nogueira Rubens da Silva Barros sancionou o Projeto de Lei 1.439, em 21 de outubro de 1980, dando vida à Guarda Civil Municipal.

De 1980 a 2022, a corporação cresceu em efetivo, recursos materiais e tecnológicos, promovendo a segurança pública que, segundo pesquisa anual do Ranking Connected Smart Cities de 2021, é a 4ª melhor entre as cidades do Brasil nesta área.

Previous Artur Nogueira aplica 4ª dose contra Covid-19 em pessoas maiores de 18 anos