Prefeitura abre sala de vacina neste sábado

Espaço Mãe e Filho estará aberto das 8h às 17h; profissionais aplicarão doses contra Covid-19 (bivalente e outras), Sarampo, Pólio, e demais doses para atualização de caderneta

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Unidade de Vigilância em Saúde, abrirá novamente a sala de vacina do Espaço Mãe e Filho neste sábado (11). O atendimento será das 8h às 17h.

De acordo com a coordenadora da unidade, Milena Sia Perin, a ação integra o Plano Municipal de Mitigação da Poliomielite e de Intensificação das doses de Sarampo. “Nossa cobertura segue abaixo da média e, seguindo orientações do Estado de São Paulo e do Ministério da Saúde, temos feito a busca ativa das crianças ainda não vacinadas”, reiterou.

No momento da aplicação da dose, os pais devem apresentar carteirinha de vacinação da criança.

DOSES BIVALENTE COVID

Também serão aplicadas doses contra a Covid-19. Lembrando que Artur Nogueira iniciou a aplicação das doses bivalentes – que garantem maior proteção contra as variantes. Nesta primeira fase, a vacinação é voltada aos idosos acima de 60 anos; pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILPI’s) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos a partir de 12 anos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

OUTRAS VACINAS

Também estarão disponíveis as vacinas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes até 15 anos. São elas: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano), Difteria e Tétano (dT) e Difteria, Tétano e Pertussis acelular (dTpa).

ALERTA SARAMPO

O sarampo é uma doença viral altamente transmissível. A transmissão é direta de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar que permanecem dispersas no ar, principalmente em ambientes fechados como, por exemplo: escolas, creches, clínicas, meios de transporte. As pessoas infectadas são geralmente contagiosas cerca de 6 dias antes do aparecimento da erupção cutânea até 4 dias depois.

Embora seja uma doença imunoprevenível, o sarampo ainda é um desafio para a saúde pública em muitas partes do mundo, principalmente frente a queda global das coberturas vacinais.

A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) alerta que o risco de surtos de sarampo em países na região das Américas é o maior em 30 anos. A partir de 2020, novos casos, vindos de outros países, foram registrados nos Estados Unidos, Brasil, Argentina, Chile e Paraguai.

No estado de São Paulo, o surto de sarampo em 2019 afetou mais de 18 mil pessoas e resultou em 18 óbitos. O surto foi controlado em maio de 2022 e o estado segue alerta e documentando evidências de interrupção da transmissão ativa do vírus.

Previous Prefeitura abre inscrições para curso gratuito de massagem