Prefeitura aumenta rondas policiais e promove conscientização à comunidade escolar

Secretarias de Educação e Segurança se unem para intensificar prevenção de riscos em escolas do municípiov

Em função dos ataques recentes nas escolas do país, a Prefeitura de Artur Nogueira – através das Secretarias de Segurança, Trânsito & Defesa Civil e Educação – reforçaram as medidas preventivas nas escolas municipais. Rondas policiais foram intensificadas e a Guarda Civil Municipal (GCM) está realizando pontos de parada, empenhados em manter a segurança da comunidade escolar. Além disso, professores e gestores estão sendo conscientizados e treinados a agir da melhor maneira em situações de risco.

Na quarta-feira (12), diretoras das escolas e creches municipais se reuniram com os secretários das respectivas pastas e discutiram meios para manter o ambiente escolar ainda mais seguro. Entre as medidas, está o botão do pânico – em que os diretores e professores podem acionar a GCM rapidamente. E, também, qualquer movimento suspeito pode ser monitorado através das câmeras de segurança presentes nas unidades escolares.

O prefeito Lucas Sia (PSD) destaca que a Administração Municipal não tem medidos esforços para garantir a proteção das crianças e adolescentes nogueirenses. “Não podemos permitir que a crueldade tome conta das nossas escolas. Em Artur Nogueira, estamos trabalhando incansavelmente para garantir a segurança dos nossos estudantes. Pais, mães e responsáveis, podem ficar tranquilos, estamos cuidando dos nossos jovens com todo o nosso empenho”, frisou.

Débora Sacilotto, secretária de Educação, frisa que a parceria com a pasta de Segurança está sendo muito benéfica para tranquilizar as famílias nogueirenses e os professores. “Nosso objetivo é que os pais possam enviar seus filhos para a escola com a certeza de que estamos cuidando da segurança deles”, disse.

FAMÍLIA COMO PARCEIRA

De acordo com o secretário de Segurança, Roberto Daher, os familiares e responsáveis também devem contribuir para uma escola protegida. Medidas simples, como se atentar às redes sociais dos filhos, amizades e até o material escolar que está sendo colocado na mochila – ajudam a intensificar os cuidados.

Daher afirmou, ainda, que a GCM está tomando todas as medidas necessárias para manter a proteção da comunidade escolar.
“Estamos aumentando a segurança, para minimizar os riscos. Contamos com o apoio da família nesse processo”, frisou.

ESCOLAS ESTADUAIS E PRIVADAS

Prezando pela segurança das escolas estaduais e privadas, a Prefeitura está em constante diálogo e trabalho com a Polícia Militar, que tem feito rondas nessas unidades com apoio dos agentes de segurança municipais. Dessa forma, todos são atendidos com as medidas de prevenção necessárias.

O botão do pânico também pode ser acionado por essas escolas. Assim, a GCM prontamente atenderá e prestará o serviço necessário às redes, de forma que familiares, alunos e profissionais de educação se sintam seguros.

SEGURANÇA CONJUNTA

A Prefeitura de Artur Nogueira destaca o trabalho da inteligência através da Polícia Civil, que atua na prevenção e repressão de crimes. Através de investigações e levantamentos de informações, a Polícia Civil identifica possíveis ameaças à segurança pública e adota medidas preventivas para evitar a ocorrência de crimes.

Além disso, a Prefeitura implantará a ‘Operação Delegada’, que consiste na contratação da Polícia Militar pelo município para reforçar a segurança local. Essa medida tem como objetivo ampliar o efetivo policial na cidade, intensificando a presença policial nas ruas e em áreas estratégicas, como as escolas e espaços públicos. Com isso, a operação delegada contribuirá para a redução dos índices de criminalidade na cidade, aumentado a sensação de segurança da população.

Previous Tommy Lee Rock e Trilha Zero abrem Artur Fest nesta quinta