Prefeitura diferencia canais de emergência e disque-denúncia da GCM

Disque-denúncia via Whatsapp não serve para comunicar ocorrências em andamento

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Segurança, voltou a destacar a importância e a função do disque-denúncia da Guarda Civil Municipal (GCM). De acordo com o órgão, muitos usuários têm utilizado o aplicativo para comunicar ocorrências em andamento.

“Parte da população está cobrando resposta imediata dos agentes de segurança via WhatsApp, sendo que a ferramenta não tem esse intuito. O objetivo é receber apenas denúncias”, frisa o secretário da pasta, dr Roberto Daher. E acrescentou, “é importante esclarecer que as emergências continuam sendo feitas pelo 153 ou telefone fixo da guarda”.

DENÚNCIAS

As denúncias recebidas através da linha mencionada acima são encaminhadas ao Setor de Inteligência da GCM, o qual procede a uma apuração preliminar a fim de aferir a veracidade da informação. Caso seja procedente, a mesma é encaminhada ao órgão com atribuição para dar andamento ao processo. Em caso de flagrante, a própria GCM ou a Polícia Civil em situações que sejam necessárias investigações.

Conforme Daher, o disque-denúncia garante sigilo total aos denunciantes e atende todos os tipos de crime.

COMO REALIZAR A DENÚNCIA

As solicitações podem ser feitas pelo número (19) 3877-2353, por meio de fotos, vídeos e documentos relacionados às denúncias. A Corporação destaca que ligações e mensagens por áudio não serão aceitas, somente mensagens escritas, fotos e vídeos.

“Quanto mais informações apresentadas, como as características físicas de determinado suspeito, onde reside, que carro utiliza (informando inclusive a placa do veículo, se possível), mais rápida e eficiente poderá ser a atuação da Polícia Municipal”, destacou o ex-delegado.

Assim, a Polícia Municipal pode ser acionada 24h por dia pelos telefones fixos (19) 3877-1823 ou 153.

Previous Censo 2022 concluiu contagem de 27,2% da população de Artur Nogueira