Prefeitura distribui mudas de árvores às crianças nascidas na Maternidade

Entrega atende ao projeto “Criança Amiga da Natureza”, de autoria do prefeito Lucas Sia, e que prevê o plantio de uma árvore a cada nascimento no município

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou a entrega de mudas de árvores às crianças nascidas na Maternidade Municipal. A ação atende ao projeto “Criança Amiga da Natureza”, de autoria do prefeito Lucas Sia, e que prevê o plantio de uma árvore a cada nascimento no município.

Na manhã desta quinta-feira (22), cerca de 10 famílias estiveram na sede da secretaria para retirada da planta. Foram disponibilizadas espécies de ipê amarelo e roxo. Dentre os nascidos em Artur Nogueira nos últimos meses estão os pequenos Vinicius, Ayla, Iris Sofia, Henry, Luana e Eni Diana.

Para que o projeto fosse eternizado entre os moradores, cada criança juntamente com seus responsáveis, recebeu um certificado “Criança Amiga da Natureza ‟, onde consta o nome e a data de nascimento da criança, o local e a data do plantio da árvore e o nome da espécie vegetal.

As mudas fornecidas pelo poder público são provenientes do Viveiro Municipal, considerando as espécies que mais se adaptem ao período, local e a estação em que serão plantadas. O plantio deve ocorrer, preferencialmente, em área urbana, em áreas a serem previamente destinadas e orientadas por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, levando em consideração as regras de urbanismo da legislação vigente.

A entrega das mudas também celebrou o Dia da Árvore – comemorado em 21 de setembro.

CRIANÇA AMIGA DA NATUREZA

Com o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de preservação do meio ambiente, o prefeito Lucas Sia sancionou a Lei Nº 3594/2022 que cria o Projeto “Criança Amiga da Natureza”, de autoria do chefe do Executivo. Com isso, a cada novo nascimento em Artur Nogueira, uma muda de árvore tem sido plantada.

De acordo com Sia, o projeto visa estimular medidas que incentivem a preservação do meio ambiente e a promoção da Educação Ambiental, por meio do plantio de uma muda de árvore, ornamental ou frutífera.

“Queremos que, desde o nascimento, nossas crianças sejam estimuladas a olhar a natureza com carinho e respeito. Os pais vão poder mostrar para as crianças todo desenvolvimento das árvores e isso vai ajudar a despertar o sentimento de pertencimento nelas”, frisou o chefe do Executivo.

A secretária de Meio Ambiente Tamiris Artuzi destaca que esta é mais uma forma de envolver Poder Executivo, empresários e população em causas sustentáveis, uma vez que iniciativas privadas e demais entidades podem participar com doação de mudas de árvores.

“A muda tem sido disponibilizada ao pai, mãe ou responsável legal que fizer o pedido até 90 dias após o nascimento da criança, para que seja feito o plantio. O objetivo é deixar a cidade mais verde, e é uma ótima simbologia para marcar e acompanhar o desenvolvimento das crianças. Sem contar que ajuda a florescer, desde cedo, nos pequenos os princípios da educação ambiental”, defendeu a titular da pasta.

Previous Dia da árvore: Prefeitura planta mudas em escolas e instituições